Coin News

Analista do Governo Digital diz que Bitcoin muda relacionamentos

16 min ago3 min readBitcoin
Analista do Governo Digital diz que Bitcoin muda relacionamentos

Um analista de Tecnologia da Informação do Governo Digital do Brasil disse que o bitcoin muda os relacionamentos, devendo a Web3 seguir o mesmo modelo em breve. A fala ocorreu durante o Congresso internacional sobre a Gestão da Previdência Social (Congeps).

Com início no dia 16 de novembro, o evento sediado em Brasília tinha como objetivo o fomento de discussões inovadoras para melhora dos serviços públicos no Brasil.

Em 2020, vale lembrar, o Governo Digital ganhou força como uma estratégia da gestão de Jair Bolsonaro de melhorar os serviços nacionais. Desde então, a tecnologia blockchain, base das criptomoedas, foi reconhecida como uma inovação vital ao país.

Analista de TI do Governo Digital acredita que Web3 vai seguir para o que é o Bitcoin

O Governo Federal do Brasil não tem uma posição clara sobre o uso do bitcoin no país. Ainda que a Receita Federal cobre impostos dos investidores desde 2019, nenhuma posição sobre o assunto ficou clara pela administração do país.

Assim, um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados deve ser a primeira iniciativa que chega para apreciação sobre o assunto.

Contudo, setores do governo já discutem as tecnologias que envolvem as criptomoedas, como a blockchain, por exemplo.

De acordo com o especialista em Transformação Digital, Anderson Costa, analista em TI na Secretaria de Governo Digital, o bitcoin é uma tecnologia que muda relacionamentos, devendo a Web3 seguir seus passos.

"A Web 3.0 vai seguir o mesmo modelo em que hoje são comercializados os chamados bitcoins, as moedas digitais. Vai estar muito baseada na segurança e na identidade das pessoas na web.Vamos conseguir com mais assertividade saber o que se faz lá dentro e identificar com clareza quem é que faz o quê nessa web. Isso traz possibilidades enormes para nós. Vai mudar a forma de relacionamento. E já está mudando."

A fala ocorreu durante o painel "Os desafios do futuro digital", no Congeps.

Segurança dos dados durante transformação digital preocupa gestor do INSS

Participando do mesmo painel, João Rodrigues da Silva Filho, diretor de Tecnologia da Informação do INSS, se mostrou preocupado com o uso de dados durante o processo de transformação digital.

Segundo o executivo do INSS, com cada vez mais dados confiados ao Estado pela população, a responsabilidade dos órgãos públicos aumenta.

"Hoje, com a digitalização, com a popularização dos ambientes digitais, o dado do cidadão está cada vez mais exposto. Então é compromisso de nós enquanto agentes públicos zelarmos pela segurança desses dados. O cidadão passa a confiar os dados ao Estado e nós temos a responsabilidade de cuidar desses dados e fazer o serviço da forma mais responsável possível."

Segundo ele, todo o processo de segurança é um processo que deve ser constantemente aprimorado.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store