Coin News

YouTuber Lucas Lira tem canal hackeado para promover golpe de criptomoedas

18 Jul, 20223 min readBitcoin
YouTuber Lucas Lira tem canal hackeado para promover golpe de criptomoedas

O youTuber brasileiro Lucas Lira teve seu canal ‘Invento na Hora’, com mais de 14,1 milhões de inscritos, hackeado na manhã desta segunda-feira (18) por golpistas que usaram seu perfil para divulgar um golpe de criptomoedas.

Ele confirmou a invasão através de um vídeo publicado no seu canal reserva e pediu ajuda dos profissionais do YouTube para resolver a solução.

“Fui acordar para trabalhar e apareceu uma tela dizendo que a conta tinha sido desativada. A pessoa que hackeou desligou a conta, como se eu tivesse logado e clicado na opção de encerrar a conta. […] Eu já preparei meu coração para o pior. Ninguém [do YouTube] me deu garantia de nada e não tenho certeza se vou conseguir recuperar”, relata.

Conforme é possível ver em imagens que circularam nas redes sociais, ao obter acesso ao canal de Lira, os golpistas ocultaram seus vídeos originais e mudaram o nome do canal para Ark Invest — nome da empresa de investimentos da empresária Cathie Wood.

Golpe

Para atrair vítimas ao golpe, os hackers fizeram uma transmissão ao vivo usando uma palestra antiga de Elon Musk para simular que o bilionário estava doando bitcoin para os telespectadores.

Neste golpe conhecido como “giveaway scam”, a vítima é levada a acreditar que uma celebridade está distribuindo criptomoedas de graça. Mas para receber parte da doação, o usuário deve primeiro enviar determinada quantia de criptomoedas a um endereço — em posse dos golpistas —, para em seguida receber o dobro do valor inicial. Obviamente, tudo não passa de uma mentira e quem cai na armadilha, perde suas criptomoedas.

Em um determinado momento desta manhã, haviam mais de 61 mil pessoas assistindo a transmissão fraudulenta, conforme mostra o print abaixo:

Quando Lucas Lira compartilhou outro print no seu perfil no Twitter, recebeu uma resposta da página oficial do YouTube na rede social, pedindo para que ele entrasse em contato por mensagem direta para resolver a situação. “Lamentamos que você esteja passando por isso”, escreveu o @TeamYouTube.

Lamentamos q vc esteja passando por isso, Lucas. A gente observou q vc já nos segue no Twitter, sendo assim vamos continuar essa conversa via DM. Até já!— TeamYouTube (@TeamYouTube) July 18, 2022

Até a tarde desta segunda, o canal ‘Invento na Hora’ continua desativado no YouTube. O Portal do Bitcoin tentou entrar em contato com Lucas Lira para saber se há alguma expectativa de quando o canal volta ao normal, mas até o fechamento da matéria, não obteve resposta.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store