Coin News

XP anuncia plataforma e tenta entrar no mercado de criptomoedas pela segunda vez

6 d ago3 min readBitcoin
XP anuncia plataforma e tenta entrar no mercado de criptomoedas pela segunda vez

A XP Investimentos anunciou nesta quinta-feira (12) a sua segunda tentativa de entrar para o mercado das criptomoedas. A empresa irá lançar no final do segundo trimestre deste ano a XTAGE, uma nova plataforma de negociação de ativos digitais em parceria com a Nasdaq.

A primeira tentativa da XP de entrar no mercado foi em 2018, ao criar a corretora de criptomoedas Xdex. O empreendimento fechou as portas 17 meses depois de começar as operações.

Em seu comunicado, a XP afirma que a plataforma foi construída com base na tecnologia de negociação da Nasdaq, que é a bolsa de valores onde são negociadas a maioria das ações de empresas de tecnologia.

Bruno Constantino, CFO da XP, afirma que a parceria com a Nasdaq possibilitou o desenvolvimento rápido da ferramenta. “No momento do lançamento, nossos 3,5 milhões de clientes terão acesso à plataforma de negociação diretamente no aplicativo que já estão familiarizados”, disse no comunicado.

Conforme a empresa disse no comunicado, no médio prazo, planeja “expandir sua oferta paraincluir diversos tipos de ativos digitais, à medida que as tendências de mercado e o apetite dos investidoresevoluam”.

Parceria com Nasdaq

Roland Chai, vice-presidente executivo e chefe de infraestrutura de tecnologia de mercado da Nasdaq, falou sobre a parceria das duas empresas.

“A tecnologia de infraestrutura robusta e flexível da Nasdaq, projetada para atender às demandas do mercado, bem como às estruturas regulatórias atuais e futuras, permitirá que a XP dimensione sua plataforma de forma confiável e introduza novas classes de ativos enquanto crescem e evoluem”, diz ele.

“Estamos ansiosos para continuar nossa parceria de tecnologia com a XP ao passo que eles reforçam suas ofertas e inovam ainda mais o ecossistema de ativos digitais”, conclui Chai no comunicado.

Início e problemas na Xdex

Embora a Xdex tenha sido lançada em outubro de 2018, o planejamento para o lançamento já havia começado em abril daquele ano. De acordo com dados da Receita Federal, a XP Investimentos registrou XDEX INTERMEDIACAO LTDA, cujo capital social era de R$ 25 milhões.

Contudo, o projeto só foi formalmente lançamento em setembro de 2018 pelo CEO Guilherme Benchimol, durante uma conferência da XP.

A empresa já nascia com um nome de peso: Fernando Ulrich, então um dos principais nomes do mercado brasileiro de criptomoedas e analista do segmento na própria XP. Porém, ele deixou a empresa em outubro do ano passado.

Os planos da época eram ambicioso: em uma entrevista para o Portal do Bitcoin, a CEO da empresa na época, Celina Ma, disse que o plano era atingir 1 milhão de clientes. A maior corretora do Brasil, por exemplo, tem 1,8 milhão conquistados em sete anos.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store