Coin News

O xerife das criptomoedas dos EUA está atirando em todo mundo que aparece pela frente | Opinião

30 Aug, 20225 min readBlockchain
O xerife das criptomoedas dos EUA está atirando em todo mundo que aparece pela frente | Opinião

Quando Gary Gensler foi escolhido como presidente da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (ou SEC, na sigla em inglês) em abril de 2021, muitas pessoas no setor de criptomoedas comemoraram.

O motivo geral: Ele havia ministrado um curso chamado “Blockchain e Dinheiro” no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (ou MIT) em 2018, então ele deve ser favorável a cripto.

Ninguém está comemorando agora.

Como eu alertei* em diversos artigos no Yahoo Finance no ano passado, ensinar um curso não necessariamente significa que ele era fã de cripto.

Agora, após 16 meses no cargo, acredito que seja seguro afirmar que ele, na verdade, não é um fã — agora é até meio desconcertante vê-lo falar com empolgação sobre como blockchain pode ser “uma catálise de mudança no setor financeiro” em sua aula introdutória do curso em 2018.

A partir da perspectiva da indústria cripto, ele começou como uma carta curinga, tornou-se alguém preocupante e, agora, é um vilão orgulhoso.

Mike Novogratz, em participação à conferência Mainnet da Messari em setembro de 2021, havia dito que Gensler “quer ser o xerife das criptomoedas”. Agora, o xerife sacou suas armas.

Os tiros do xerife

Ele já havia passado o último ano garantindo, por meio de sua retórica, que acredita que quase todos os tokens, fora o bitcoin (BTC), são valores mobiliários — mas evitou dar sua própria opinião sobre o ether (ETH).

Em julho, a SEC determinou que nove tokens listados na Coinbase são valores mobiliários e supostamente deu início a uma investigação sobre a corretora.

No dia 16 de agosto, processou a plataforma blockchain Dragonchain por conta de sua oferta inicial de moeda (ou ICO) de US$ 16,5 milhões em 2017.

A mensagem é clara: Todas essas vendas de tokens da febre das ICOs estão em alerta. Gensler vem aí. Em 2018, o Decrypt noticiou uma febre de intimações contra ICOs que estava acontecendo nos bastidores. Essa caçada ou recomeçou agora ou nunca foi interrompida.

No que diz respeito a fundos de índice (ou ETFs) de bitcoin “spot”, o veículo de investimento negociado em bolsa que faria com que investidores comuns comprassem bitcoin pelo mercado de ações, é melhor esperar sentado.

Após a SEC aprovar um ETF de futuros de bitcoin em outubro de 2021, havia esperança de que seria o primeiro passo para aprovar um ETF spot.

Dez meses depois, outros ETFs de futuros foram aprovados, mas nenhum ETF ligado diretamente ao preço da criptomoeda foi lançado. Na semana passada, a SEC adiou sua decisão de aprovar ou rejeitar o ETF spot da VanEck pela enésima vez.

Pé no freio das críticas

Grandes nomes da indústria cripto tomaram cuidado para restringir suas críticas.

Cynthia Lummis, senadora do estado americano de Wyoming, em participação ao podcast “gm” do Decrypt em junho, afirmou: “Mantenho o contato com o presidente Gensler. Acredito que ele seja muito experiente… E acredito que ele acabará sendo alguém com quem a indústria possa trabalhar”.

Em agosto, quando entrevistei John Wu, presidente do Ava Labs, em um evento da Avalanche, no Brooklyn, perguntei a ele rapidamente sobre Gary Gensler e ele brincou: “Onde está meu advogado?”.

Outros defensores cripto já estão cansados e estão falando abertamente sobre isso.

O mais recente artigo de opinião de Gensler no Wall Street Journal incluiu um pedido a credoras cripto “chegarem e conversarem com a equipe da SEC”.

O artigo foi bastante zoado por pessoas no setor cripto que destacaram que a SEC de Gensler tem tudo menos uma política favorável.

O empresário Mark Cuban tuitou em resposta: “chegar e conversar com quem? Marcar um horário como? Você está usando [a ferramenta] Calendly agora? Já que você entende sobre empréstimos/finanças cripto, por que você não apenas publica orientações mais transparentes que você gostaria de ver e as disponibiliza para comentários?”.

Cuban também encorajou a Coinbase a “partir para a ofensiva”. O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, descreveu a abordagem da SEC como “táticas de intimidação atrás de portas fechadas”.

Um artigo de opinião da Forbes, escrito pela consultora de tecnologia Roslyn Layton, declara que “é hora de encerrar a charada de ‘transparência’ de cripto da SEC” e pede que Gensler renuncie ao cargo.

LBRY, a plataforma descentralizada de publicações processada pela SEC em US$ 11 milhões em 2021 devido à sua venda de tokens, tuitou, em julho, que sua oferta de acordo é “10 anos de prisão” para Gensler.

As credoras cripto que entraram em colapso durante a atual queda do mercado o fizeram porque tinham péssimos modelos de negócio.

Mas seria uma pena ver projetos promissores com verdadeiros casos de uso serem prejudicados por uma reguladora draconiana que não está disposta a criar um novo conjunto de normas modernas para uma indústria de última geração.

*Artigo de Opinião por Dan Roberts, editor-chefe do Decrypt, à coluna “Editor’s Node”, que já trabalhou na revista Fortune e no Yahoo Finance.

**Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store