Coin News

Vitalik Buterin recebe críticas após falar sobre censura

25 Aug, 20223 min readOther
Vitalik Buterin recebe críticas após falar sobre censura

Para Vitalik Buterin, o sucesso das criptomoedas não se deve ao fato delas serem resistentes à censura e sim por serem uma forma muito mais conveniente de transferência de dinheiro do que métodos tradicionais.

Tal declaração do fundador do Ethereum não agradou a comunidade. Nos mais de 1.500 comentários, muitos lembraram Buterin sobre as altas taxas de transação de Ether (ETH) e tokens em seu ecossistema.

Enquanto isso, outros chegaram a insinuar que a próxima atualização do Ethereum deixará a rede ainda mais vulnerável para ataques de governos, tema que já foi debatido pelo próprio Buterin na semana passada.

Conveniência é mais importante que resistência à censura, aponta fundador do Ethereum

Quando o Bitcoin surgiu, em 2009, uma das principais táticas para impulsionar sua adoção eram as comparações com serviços de transferência internacional de dinheiro, como a Western Union. Taxas pequenas, liquidações rápidas e o acesso livre eram os principais pontos abordados.

Treze anos depois, o fundador do Ethereum voltou a tocar no assunto, notando que as criptomoedas ainda são a melhor maneira de transferir dinheiro, principalmente para instituições de caridade e outros negócios internacionais.

“As pessoas continuam subestimando a superioridade dos pagamentos com criptomoedas, nem tanto pela resistência à censura, mas apenas porque eles são muito mais convenientes.”

People continue to underrate how often cryptocurrency payments are superior not even because of censorship resistance but just because they're so much more convenient.Big boost to international business and charity, and sometimes even payments within countries.— vitalik.eth (@VitalikButerin) August 24, 2022

Entretanto, Vitalik Buterin parece ter esquecido o quão caro estão as taxas de transação na rede do Ethereum nos últimos anos, ultrapassando os R$ 1.500 em maio de 2021. Sendo assim, a comunidade lembrou que tais pagamentos podem não ser tão interessantes quanto Buterin acredita, ao menos no Ethereum.

Contudo, a principal crítica ao comentário de Buterin está relacionada à censura. Segundo alguns, esta continua sendo a característica mais importante das criptomoedas já que hoje serviços centralizados conseguem oferecer taxas mais baratas após o usuário passar pelas barreiras de verificação de identidade.

A luta contra a censura

Após a prisão de um dos desenvolvedores do Tornado Cash, a comunidade de criptomoedas reacendeu os debates sobre censura. Como exemplo, na semana passada até mesmo Vitalik Buterin comentou sobre a possibilidade de exchanges censurarem transações no novo Ethereum.

Apesar de ter se mostrado contra isso, sua declaração acima não foi recebida por alguns membros da comunidade. Um deles chegou a afirmar que tal frase poderia ser traduzida para “não é tão resistente à censura como falamos, mas, olhe, é conveniente”.

Por fim, caso censuras sejam toleradas, talvez seja melhor adotar sistemas tradicionais e centralizados. Afinal, esta é provavelmente a maior diferença entre estes dois tipos de protocolo.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store