Coin News

Vitalik Buterin oferece lições para o espaço cripto após colapso da FTX

11 min ago3 min readEthereum
Vitalik Buterin oferece lições para o espaço cripto após colapso da FTX

O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, se manifestou após o colapso do FTX para compartilhar suas reflexões e destacar alguns pontos positivos de um dos maiores eventos de cisne negro da histórias das criptomoedas.

Em uma entrevista à Bloomberg publicada em 20 de novembro, Buterin disse que o colapso da FTX contém lições para todo o ecossistema cripto.

Ele reconheceu que a estabilidade subjacente do livro-razão distribuído e da tecnologia que sustenta a criptoeconomia não foram questionadas. O problema neste caso (e várias vezes anteriormente) foram as pessoas, e não a tecnologia.

Buterin também rotulou o colapso da FTX como uma “grande tragédia”, mas acrescentou que o caso reafirma a posição de muitos integrantes da comunidade Ethereum em relação à centralização:

“Dito isso, muitos na comunidade Ethereum também veem a situação como uma validação das coisas em que sempre acreditamos: qualquer entidade centralizada é por padrão suspeita.”

Ele acrescentou que esse ethos inclui confiar em um código aberto e transparente acima dos humanos. No fim de semana, Buterin publicou um guia para instituir uma “CEX [exchange centralizada] segura” com prova de insolvência.

Ele disse que, em vez de confiar apenas em “métodos fiduciários”, como licenças governamentais, auditores, governança corporativa e investigações de antecedentes de pessoas que administram estas empresas, as exchanges poderiam criar “provas criptográficas que mostram que os fundos que eles mantêm on-chain são suficientes para cobrir suas obrigações para com os seus usuários”.

Having a safe CEX: proof of solvency and beyondBig thanks to @balajis and staff from @coinbase @binance @krakenfx for discussion!— vitalik.eth (@VitalikButerin) November 19, 2022

Ter uma CEX segura: prova de solvência e além

Muito obrigado a @balajis e às equipes de @coinbase @binance @krakenfx pela discussão!

— vitalik.eth (@VitalikButerin)

Entende-se que os problemas da FTX decorrem do uso de depósitos de clientes para outros fins. Depois que um grande fluxo de pedidos de retirada chegou à exchange no início deste mês, ela se viu incapaz de atender à demanda dos cliente devido à liquidez insuficintes de suas reservas.

FTX fiasco means coming consequences for crypto in Washington DC

Vitalik Buterin não é o único líder da indústria a tecer comentários recentemente sobre as consequências do caso FTX. Em 17 de novembro, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, disse que, embora a regulamentação seja necessária, é mais importante que os participantes do setor liderem pelo exemplo.

Durante o Indonesia Fintech Summit 2022, Zhao disse que toda a saga da FTX provavelmente atrasará a indústria cripto em “alguns anos” e provavelmente verá os reguladores examinando a indústria de uma forma muito mais minuciosa. Será “muito, muito mais difícil, o que provavelmente é uma coisa boa para a indústria, para ser franco."

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store