Coin News

Vitalik Buterin critica quem apoia o presidente de El Salvador: “Comunidade do Bitcoin ama ricos e poderosos”

21 Nov, 20223 min readBitcoin
Vitalik Buterin critica quem apoia o presidente de El Salvador: “Comunidade do Bitcoin ama ricos e poderosos”

O criador do Ethereum, Vitalik Buterin, criticou novamente o entusiasmo da comunidade do Bitcoin por El Salvador e seu presidente Nayib Bukele, dizendo que muitos defensores da criptomoeda ignoram o fato de que o governo de Bukele “não é muito democrático”.

“Esta é uma das minhas críticas à comunidade do Bitcoin: eles simplesmente amam automaticamente todos os ricos e poderosos que apoiam o Bitcoin”, disse Buterin em uma entrevista em vídeo ao The Straits Times.

De acordo com o desenvolvedor, “muitas pessoas do Bitcoin ignoraram o fato de que o governo de Bukele não é um governo muito democrático que na verdade tem muitos problemas, e eles não são tão bons em respeitar as liberdades de outras pessoas”.

El Salvador foi o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como moeda legal, tornando obrigatório para os comerciantes em todo o país aceitar a maior criptomoeda como opção de pagamento. A medida gerou descontentamento generalizado entre cidadãos e empresas.

Anunciado pela primeira vez na conferência Bitcoin Miami em junho de 2021, a lei Bitcoin de El Salvador ganhou aplausos para Bukele de algumas das vozes mais altas do Bitcoin. No entanto, o presidente salvadorenho foi criticado por suas tendências autoritárias bem documentadas e pela natureza forçada de seu lançamento do Bitcoin.

Adoção de Bitcoin por El Salvador não é “muito sustentável”

A lei Bitcoin de El Salvador foi introduzida no meio da corrida das criptomoedas, com o preço do Bitcoin atingindo um pico de mais de US$ 69 mil em novembro passado.

Desde então, o mercado cripto despencou, com o Bitcoin caindo mais de 76% em relação ao seu recorde histórico.

Buterin opinou que o modelo de adoção de Bitcoin de El Salvador foi baseado na expectativa de que os preços continuariam subindo, mas como o BTC acabou caindo, “agora parece terrível e poucas pessoas estão usando”.

“Basicamente, da maneira como a adoção do Bitcoin foi feita, aplicada de cima para baixo, acabou não sendo muito sustentável”, disse Buterin. Apesar da queda do preço do Bitcoin, o regime de Bukele continua comprometido com a adoção do Bitcoin; na semana passada, o presidente anunciou que El Salvador começaria a comprar um Bitcoin todos os dias.

Esta não é a primeira vez que o programador canadense critica a adoção do Bitcoin por Bukele como moeda legal. Comentando sobre o assunto no ano passado, Buterin disse que “tornar obrigatório que as empresas aceitem uma criptomoeda específica é contrário aos ideais de liberdade que deveriam ser tão importantes para o espaço cripto”.

Ele também questionou a “tática de enviar o BTC para milhões de pessoas em El Salvador ao mesmo tempo, quase sem nenhuma tentativa de educação prévia”, chamando isso de movimento “imprudente” que expôs pessoas inocentes ao risco de hacks ou golpes.

“Que vergonha para todos (ok, tudo bem, vou chamar os principais responsáveis: que vergonha para os maximalistas do Bitcoin) que o estão elogiando acriticamente”, disse Buterin na época.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store