Coin News

Às vésperas da Copa do Mundo, Messi se torna investidor e embaixador global do Sorare, fantasy game em NFT

5 d ago4 min readNFT
Às vésperas da Copa do Mundo, Messi se torna investidor e embaixador global do Sorare, fantasy game em NFT

Às vésperas da Copa do Mundo do Catar, o craque argentino Lionel Messi fechou um acordo para tornar-se investidor e embaixador global do Sorare, um popular fantasy game baseado em cards em NFT (tokens não fungíveis), informou uma reportagem do portal CNBC publicada na semana passada.

Sete vezes escolhido o melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA, o argentino que atualmente joga no Paris Saint-Germain atuará em parceria com a Sorare para criar novas formas de conexão entre jogadores, clubes e torcedores, de acordo com o comunicado oficial divulgado pela empresa para anunciar a adesão de Messi ao seu ecossistema em expansão.

From Rosario to Barcelona, from Paris to @Sorare.Welcome, Leo. 🐐 #OwnYourGame — Sorare (@Sorare) November 9, 2022

De Rosario a Barcelona, de Paris ao @Sorare

Bem vindo, Leo. #OwnYourGame

— Sorare (@Sorare)

O contrato fechado entre as partes prevê que Messi assuma uma participação acionária na Sorare, revelou o comunicado. No entanto, não foram divulgados valores ou mesmo o tamanho da participação que caberá ao jogador. O CEO e fundador da Sorare, Nicolas Julia saudou a associação de Messi à marca como um "grande marco":

"Acreditamos que Messi nos ajudará a estabelecer novos padrões, e estamos ansiosos para compartilhar em breve os novos conteúdos e experiências aos fãs de nossa plataforma."

O Sorare é um fantasy game de futebol baseado em NFTs que permite aos jogadores comprar, colecionar e revender cards de jogadores dos mais de 300 times licenciados pela plataforma. Com os cards colecionáveis em NFT, os usuários montam seus times para disputar diferentes competições, ganhando recompensas e subindo de nível de acordo com seu desempenho.

Os cards também podem ser negociados no mercado secundário como forma de potencializar os lucros dos usuários da plataforma, explorando os recursos de escassez digital implementados pela tecnologia subjacente aos tokens não fungíveis.

A startup blockchain com sede em Paris está avaliada pela última vez em US$ 4,3 bilhões,e atualmente soma mais de 2 milhões de usuários em 185 países diferentes. A empresa tem contratos com mais 300 times e ligas esportivas, incluindo a La Liga da Espanha e a Bundesliga da Alemanha. No Brasil, Corinthians, Atlético Mineiro, Fortaleza, Ceará e América (MG) são times oficialmente licenciados pela Sorare.

Messi se junta a uma seleção formada pelo astro francês colega de Messi no Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé, a tenista Serena Williams e o ex-campeão do mundo pela seleção espanhola de futebol Gerard Piqué. Todos já são embaixadores globais da Sorare.

Recentemente, a empresa expandiu seu foco de atuação para além do futebol, incluindo esportes bastante populares nos EUA, como o basquete e o beisebol.

Messi e a indústria das criptomoedas

Messi deu boas vindas aos novos parceiros destacando as inovações introduzidas pela Sorare a partir da utilização dos tokens não fungíveis para estabelecer novas formas de engajamento entre os fãs de esportes:

"Os fãs sempre procuraram maneiras de expressar sua paixão e se aproximar dos jogadores e equipes que amam, e a combinação do fantasy game da Sorare com colecionáveis digitais oferece aos fãs novas formas de engajamento, onde quer que eles estejam no mundo."

A primeira incursão de Messi no mercado de criptomoedas aconteceu justamente quando ele fechou o acordo de transferência do Barcelona para o Paris Saint-Germain em agosto do ano passado.

Na ocasião, o Paris Saint-Germain revelou que o pacote financeiro de 35 milhões de euros por temporada para Messi também incluiria pagamentos sob a forma do fan token oficial da agremiação, o PSG. De acordo com o comunicado, o PSG foi parte do "pacote de boas-vindas" a Messi, fornecido pela Socios.com, emissora do fan token oficial do clube francês.

A mera perspectiva de que Messi poderia ser contratado fez com que o PSG praticamente dobrasse em menos de uma semana, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil na ocasião.

Em março deste ano, Messi fechou um contrato com a própria Socios.com válido por três anos para tornar-se embaixador global da empresa. De acordo com o CEO do Sorare, o contrato recém fechado prevê exclusividade.

No entanto, um porta-voz da Socios.com procurado pela CNBC disse que o contrato com a empresa segue em vigor e que a Sorare não é competidor direto, visto que ambas atuam em nichos de mercado diferentes.

O Sorare também está explorando a proximidade da Copa do Mundo e lançou uma nova competição para os usuários da plataforma. Intitulada Global Cup, ela explora colecionáveis digitais das principais seleções mundiais.

Menos de um mês antes da assinatura do contrato com o Sorare, Messi fechara uma parceria com a exchange de criptomoedas Bitget focada em produtos e serviços envolvendo Web3, criptomoedas e futebol, de acordo com reportagem publicada pelo Cointelegraph Brasil.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store