Coin News

Ucrânia desmantela rede criminosa que dava “golpe duplo” em vítimas de esquemas com criptomoedas

31 Aug, 20223 min readBitcoin
Ucrânia desmantela rede criminosa que dava “golpe duplo” em vítimas de esquemas com criptomoedas

A Polícia Nacional da Ucrânia (ou NPU, na sigla em inglês) conseguiu desmantelar na terça-feira (30) uma rede de falsas “centrais de atendimento” que dava um golpe em cidadãos ucranianos e europeus que já haviam sido vítimas de esquemas anteriores com criptomoedas.

A rede fraudulenta de centrais de atendimento supostamente oferecia ajuda àqueles afetados por esquemas cripto anteriores, além de recomendar pacotes de investimento em cripto, ouro, petróleo e outros valores mobiliários, segundo um comunicado oficial da NPU.

De acordo com o relatório da NPU, golpistas pediram que vítimas pagassem uma comissão para obter qualquer fundo perdido. Porém, quando pagavam a taxa, “a comunicação com os ‘brokers’ era interrompida e os pagamentos não eram feitos”, afirmam as autoridades.

A polícia nacional da Ucrânia afirmou que esse grupo plagiou bancos nacionais de países e usou sites e corretoras para enganar clientes europeus e obter seus dados confidenciais.

Os computadores, celulares e sistemas de armazenamento do grupo cibercriminoso foram confiscados e apreendidos enquanto os membros das centrais de atendimento estão sendo acusados de “cometer fraude em enorme escala ou via grupo organizado”.

A NPU também disse que o grupo está sendo acusado de usar software mal intencionado, o que pode resultar em mais 12 anos de prisão.

Em setembro de 2021, o Serviço de Segurança da Ucrânia (ou SSU) derrubou um centro de atendimento similar com sede na cidade de Lviv, onde milhares de investidores europeus foram fraudados “sob o pretexto de investir em criptomoedas”, de acordo com o relatório do SSU.

Ucrânia e as criptomoedas

Este não foi o primeiro envolvimento do país com criptomoedas. No da 16 de março, o presidente Volodymyr Zelensky aprovou a lei de “Ativos Virtuais”, legalizando o uso de criptomoedas, ratificando como registrar corretoras e fornecedoras de serviços com ativos virtuais e implementando o monitoramento financeiro no Estado.

Por conta dessa lei, a Ucrânia pôde legitimar e regulamentar qualquer criptomoeda doada ao país.

Stand with the people of Ukraine. Now accepting cryptocurrency donations. Bitcoin, Ethereum and USDT.BTC – 357a3So9CbsNfBBgFYACGvxxS6tMaDoa1PETH and USDT (ERC-20) – 0x165CD37b4C644C2921454429E7F9358d18A45e14— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 26, 2022

Mais de US$ 54 milhões de criptomoedas doadas ao país foram usadas para financiar suas despesas militares desde o dia 26 de fevereiro.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store