Coin News

Tornado Cash pode levar outros protocolos de privacidade a um desastre, diz fundador da Manta

17 Aug, 20223 min readBlockchain
Tornado Cash pode levar outros protocolos de privacidade a um desastre, diz fundador da Manta

Há preocupações crescentes de que as recentes sanções do governo dos Estados Unidos contra o Tornado Cash se tornem uma efeito em cascata para a privacidade da Web3 que poderia eventualmente tornar todo o espaço “sem sentido”.

Falando ao Cointelegraph, Shumo Chu, cofundador do protocolo de privacidade Manta Network, expressou preocupação de que as sanções estritas contra o Tornado Cash possam ter um efeito indireto em todos os protocolos Web3, incluindo aqueles que fornecem privacidade.

Chu é um dos cofundadores da Manta Network, baseada em Polkadot, um protocolo de privacidade de camada 1 que permite transações privadas em finanças descentralizadas (DeFi).

O Tornado Cash é um protocolo de privacidade da Ethereum que anonimiza as transações de moedas. Esses protocolos são semelhantes ao Monero (XMR) e Zcash (ZEC), que mascaram os dados do remetente e do destinatário das transações com criptomoedas.

No início deste mês, o Departamento do Tesouro dos EUA efetivamente impediu os residentes dos EUA de usar o protocolo e colocou 44 endereços de Ether (ETH) e USD Coin (USDC) associados a ele na lista de Cidadãos Especialmente Designados em 5 de agosto.

Chu expressou preocupação de que outros protocolos de privacidade como o dele possam acabar na mesma mira, o que adicionaria mais censura ao ponto de “essencialmente tornar todo o espaço da Web3 sem sentido”.

Chu reconheceu que a proibição do governo dos EUA foi feita ostensivamente no interesse da segurança nacional, já que o grupo de hackers norte-coreano Lazarus é conhecido por usar o Tornado para lavar os fundos que rouba.

Mas, ao banir o protocolo, Chu questionou a compreensão dos reguladores de como sistemas descentralizados baseados em código aberto podem ser localizados e operados em qualquer lugar:

“É bem possível que os reguladores simplesmente não entendam a tecnologia blockchain distribuída e como o código-fonte aberto pode estar em qualquer lugar. [Eles] podem realmente ter pensado que os desenvolvedores do Tornado Cash ajudaram deliberadamente os hackers norte-coreanos.”

Na semana passada, a polícia holandesa prendeu um desenvolvedor do Tornado Cash que eles suspeitam estar envolvido em lavagem de dinheiro.

Chu acrescentou que houve casos no passado em que os desenvolvedores de criptomoedas foram presos, como o desenvolvedor do Ethereum Virgil Griffiths, mas que proibir um protocolo é “um novo paradigma” sinalizando que o governo está tentando colocar um reinado no código e na própria matemática:

“Eles estão banindo o protocolo em vez de algumas pessoas. Essencialmente, este é um pedaço de código da blockchain Ethereum.”

No entanto, Chu acredita que os desenvolvedores de protocolos de privacidade, em última análise, têm a vantagem. Ele disse que, como os desenvolvedores de privacidade estão distribuídos em muitas jurisdições fora do alcance do governo dos EUA, observou:

“Se os EUA tentarem implementar medidas draconianas sobre os desenvolvedores de privacidade, não será muito bom para eles.”

Como desenvolvedor de protocolo de privacidade, Chu observa que há uma narrativa sendo definida de que a privacidade é apenas para maus atores, argumentando que “pessoas normais também a usam”.

Ele acrescentou que deve haver um esforço para promover bons casos de uso também porque, como ele disse, “a natureza do sistema é ser não permissionada, então haverá pessoas jogando o sistema”.

Suas opiniões ecoam as do CEO da Kraken, Jesse Powell, que disse à Bloomberg TV na terça-feira que as sanções contra Tornado eram “inconstitucionais” e que “as pessoas têm direito à privacidade financeira”.

Aos olhos de Chu, as barreiras à entrada em protocolos de privacidade devem ser baixas para que pessoas normais possam usá-los todos os dias. No entanto, seu ideal pode ser ameaçado por novas sanções de protocolos de privacidade.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store