Coin News

Tokens de recebíveis são opção para quem quer investir em renda fixa

13 min ago5 min readOther
Tokens de recebíveis são opção para quem quer investir em renda fixa

Se você gosta de investir em renda fixa, chegou a hora de conhecer os tokens de recebíveis. A tokenização da antecipação de recebíveis é uma alternativa de investimento de baixo risco e com remunerações pré-definidas, que podem fazer uma grande diferença no seu caminho pela diversificação da carteira de investimentos.

Diversas pessoas ainda não entendem que o funcionamento dos tokens varia de acordo com o ativo que é tokenizado. É possível encontrar uma opção que se encaixa em seu perfil de investidor, seja ele conservador, moderado ou agressivo.

Para você ter uma ideia, o token de antecipação de recebíveis é, muitas vezes, comparado a modelos já consolidados e tradicionais no mundo dos investimentos, como o Tesouro Direto ou o CDB, “clássicos” da renda fixa.

Neste artigo, separei tudo o que precisa sobre os tokens de antecipação de recebíveis: o que são, como funcionam, quais as suas vantagens e os riscos!

O que é a antecipação de recebíveis?

Como o próprio nome sugere, a antecipação de recebíveis acontece quando uma empresa recebe antecipadamente certo valor que iria receber eventualmente em um prazo maior. Para isso, a empresa oferece devolver o pagamento com juros a todos aqueles que disponibilizarem capital.

A antecipação de recebíveis é um recurso utilizado frequentemente pelas mais diferentes empresas e tipos de negócios, por exemplo os recebíveis imobiliários e recebíveis de cartão de crédito.

Essa prática propicia liquidez imediata e, em contrapartida, aqueles que providenciaram o capital contam com um retorno advindo de uma porcentagem calculada em cima do investimento, geralmente, pré-acordada. Além disso, as partes também deixam pré-definidas as datas para o recebimento dos pagamentos e/ou um prazo final.

Como funciona o token de antecipação de recebíveis?

Os tokens são ativos fracionados digitalmente. Quando os recebíveis são tokenizados, vão funcionar de forma muito similar a um empréstimo ou um investimento em renda fixa. Dessa maneira, quem emitiu o token antecipa o recebimento do valor que deseja arrecadar e que tem a capacidade de pagar e devolve proporcionalmente para todos os investidores com o acréscimo de uma taxa determinada no momento da emissão.

A remuneração irá variar de acordo com o projeto específico de cada token. Assim, os juros ou taxas podem ser estabelecidos de maneira pré-fixada ou pós-fixada e podem envolver a variação da inflação oficial.

Qual é o direito adquirido pelo token de antecipação de recebíveis?

Quando você investe em tokens de antecipação de recebíveis, obtém o direito de ter o seu valor investido de volta com o adicional de juros estabelecidos no momento da emissão dos tokens.

Quais as vantagens dos tokens de antecipação de recebíveis?

Além das vantagens da tokenização em si, a tokenização da antecipação de recebíveis inclui benefícios específicos para os investidores e para os emissores dos tokens. Veremos alguns deles a seguir.

Vantagens para os investidores

Para os investidores, as principais vantagens desses tipos de token são:

  • oportunidade de diversificação da carteira;
  • Remuneração pré-estabelecida, ou seja, ter conhecimento prévio do quanto você receberá ao fim do projeto;
  • Riscos reduzidos, afinal, o token de antecipação de recebíveis envolve menos incertezas por representar um ativo que não varia em valor.
  • Vantagem para os emissores do token
  • Para os emissores deste tipo de token, a principal vantagem é óbvia: liquidez rápida. Os tokens de antecipação de recebíveis apresentam uma oportunidade particular para que empresas recebam previamente quantias que são previstas a longo prazo e possam utilizá-las a curto prazo.

    Desse modo, as empresas podem aplicar o dinheiro recebido antecipadamente para aumentar os seus caixas e ultrapassar os valores devidos aos donos dos tokens.

    Quais são os riscos dos tokens de antecipação de recebíveis?

    A blockchain e os smart contracts garantem a segurança jurídica e tecnológica dos tokens. Isso também vale para os tokens de recebíveis.

    Entretanto, por mais que eles sejam um tipo de investimento de baixo risco, ainda existem riscos atrelados. Afinal, mesmo os investimentos em renda fixa apresentam possibilidade de risco.

    Conheça abaixo os principais riscos associados aos tokens de antecipação de recebíveis.

    Cessão de Créditos

    Existem casos em que se realiza dupla cessão do fluxo de pagamento. Caso isso ocorra, o novo recebedor não tem a obrigação de realizar o pagamento para os donos dos tokens.

    Essa prática pode ser impedida por contrato, então certifique-se de que o projeto do qual você vai participar adicionou essa cláusula.

    Inadimplência

    Há ocasiões de inadimplência em que a empresa emissora do token não realiza o pagamento das dívidas, por mais que isso não seja frequente. De qualquer forma, garante que a empresa foi avaliada pela tokenizadora antes de disponibilizarem os tokens.

    Força maior

    É importante ter em mente que existem chances de riscos por forças maiores. Por exemplo, no caso de incêndio em um edifício que está atrelado a um token de recebíveis associado a aluguel. Assim, mais uma vez é necessário estar atento às condições contratuais da tokenização do ativo.

    Os tokens de recebíveis são uma alternativa de baixo risco e com boas remunerações que podem fazer a diferença em sua carteira de investimentos, principalmente se você busca diversificá-la.

    Além disso, a tokenização da antecipação de recebíveis permite que mais pessoas possam ter acesso a investimentos que, antes, só estariam disponíveis para grandes investidores.

    Investir no mercado cripto ainda pode ser algo muito novo para muitos investidores. E uma das chaves para o sucesso é estudar o mercado, e entender qual é o momento certo para investir o seu capital.

    Acredito que estamos caminhando cada vez mais para a verdadeira democratização e diversificação da maneira em que você aplica seus capitais!

    As informações contidas neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil.

    Source

    Subscribe to get our top stories

    Coin News
    App StoreApp Store