Coin News

59% do stake de ETH é controlado por quatro provedores

24 h ago3 min readEthereum
59% do stake de ETH é controlado por quatro provedores

A boa notícia para os investidores do Ethereum é que o Merge ocorreu sem problemas. O Ethereum agora é uma blockchain Proof-of-Stake, o que significa um consumo de energia 99,95% menor.

Mas nem tudo é diversão. O problema da centralização é muito discutido, mas quando você se foca on-chain e observa as estatísticas, isso destaca o quanto é um problema.

Para explicar a questão em termos básicos, para se tornar um validador na rede Ethereum, agora que a mineração se tornou obsoleta após o Merge ter movido o blockchain para Proof-of-Stake, um investidor precisa ter pelo menos 32 ETH.

Obviamente, essa é uma grande mudança – no valor de US$ 42.000 no momento da redação – e, portanto, não é possível para a maioria dos investidores. De fato, os dados da cadeia abaixo mostram que existem apenas 122.000 carteiras com mais de 32 ETH. Isso é de 86 milhões de carteiras diferentes de zero.

Então, vamos ver os pools de staking.

Ao bloquear seus fundos com terceiros, os investidores podem participar de pools com o mínimo de ETH que quiserem, com o terceiro reunindo os fundos para atuar como validador. Pense nisso como comprar ações de uma empresa – você não possui toda a empresa, mas obtém uma porcentagem dos lucros.

O único problema é que esses terceiros controlam grandes quantidades da rede.

De fato, restringir os quatro maiores pools de staking mostra o problema. Do total de 13,7 milhões de ETH atualmente em stake, 4,2 milhões são via Lido, 1,9 milhão via Coinbase, 1,1 milhão via Kraken e 0,9 milhão via Binance. Isso representa 59% do valor total de stake realizado apenas por esses quatro provedores.

Os dados explicam simplesmente por que alguns estão preocupados que a mudança do Merge para prova de participação tenha levado a uma maior centralização da rede Ethereum. Porque, na verdade, tem – e é difícil argumentar com os números acima.

É preocupante pensar no que poderia acontecer se um dos provedores acima de repente parasse de desempenhar suas funções de staking, por qualquer motivo. Talvez algum tipo de escândalo na empresa, ou um motivo regulatório (lembre-se do Tornado Cash) ou qualquer outro acontecimento imprevisível.

Com tanto stake de ETH canalizado por meio desses provedores, é uma quantidade imensa de valor – e uma fonte central e chave de risco para todo o blockchain Ethereum.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store