Coin News

Sem explicação, Nassim Taleb encerra posição de venda contra o Bitcoin

19 Oct, 20223 min readBitcoin
Sem explicação, Nassim Taleb encerra posição de venda contra o Bitcoin

O matemático e escritor Nassim Taleb, autor do famoso livro Antifrágil: Coisas que Se Beneficiam com o Caos, parou de apostar contra o Bitcoin (BTC). Taleb afirmou ter encerrado uma posição de venda (short) contra a criptomoeda que estava aberta desde janeiro de 2022.

Uma operação short significa que o investidor opera vendido contra o preço de um ativo. Ou seja, aposta que seu preço vai cair ao longo do tempo. Se o preço do ativo de fato cair, o investidor embolsa o lucro da operação.

No entanto, Taleb não deu qualquer justificativa para o encerramento de sua posição vendida, bem como não explicou se teve lucro ou prejuízo na operação. Ele apenas disse: “fechei minha posição vendida em BTC. Sem razão. Vou pensar mais sobre isso depois”.

Do céu ao inferno com o Bitcoin

Taleb era apoiador e defensor da tese do BTC até 2020, quando elogiava as propriedades da invenção de Satoshi Nakamoto. Em 2019, o matemático chegou a dizer que o BTC estava vencendo a luta contra as moedas governamentais.

Nassim Taleb é libanês, país que tem sofrido com graves crises econômicas desde 2019. Portanto, ele sabe a importância de um país ter uma moeda sólida e forte. E nesse sentido, o matemático afirmou, ainda em 2019:

“Estou percebendo que o Líbano está em uma situação em que há um controle implícito da moeda, mas o governo não pode controlar o Bitcoin, o que é uma coisa boa porque as pessoas não confiam no governo nem no banco central, que realmente causa o colapso do sistema financeiro, e o Bitcoin não tem nada com isso”.

Contudo, Taleb rompeu com parte da comunidade, incluindo o economista Saifedean Ammous. Como resultado, Taleb passou a se referir a criptomoeda em termos como “pirâmide” e “doença contagiosa”. O matemático também escreveu um artigo técnico mostrando seus argumentos de que o BTC não era mais útil como moeda.

Estabilidade do BTC motivou encerramento?

Um dos motivos que podem ter levado Taleb a encerrar sua posição é a estabilidade que o preço do BTC registrou nas últimas semanas. Apesar da forte queda desde a máxima histórica, a criptomoeda se mantém na região dos US$ 19 mil nos últimos 40 dias.

Esta estabilidade pode ter ligado um alerta para o escritor. Mesmo em dias de forte queda das bolsas dos Estados Unidos o BTC tem se mantido acima daquele patamar. Logo, se Taleb colocou sua aposta de venda abaixo dos US$ 19 mil, essa persistência pode ter contribuído para o matemático encerrar a posição.

Taleb já fez diversos insultos a conhecidos defensores do BTC desde que mudou sua posição. Por exemplo, ele chegou a dizer que Michael Saylor, fundador, ex-CEO e atual presidente do conselho da Microstrategy, “tem o aparato lógico de um hamster injetado com conhaque de grau inferior”.

Até o economista Fernando Ulrich foi alvo do temperamento explosivo de Taleb, que chamou o brasileiro de “idiota” quando este criticou seu artigo sobre o BTC.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store