Coin News

Russo é preso por minerar Bitcoin em área reservada para pacientes com Covid em hospital

22 Aug, 20222 min readMining
Russo é preso por minerar Bitcoin em área reservada para pacientes com Covid em hospital

Um especialista médico russo pode enfrentar até dois anos atrás das grades porque as autoridades o pegaram minerando Bitcoin (BTC) em uma instalação projetada para tratar pacientes com coronavírus.

De acordo com as autoridades russas, o especialista havia sido encarregado da segurança da informação do hospital. A unidade de saúde estatal está localizada em Gorno-Altaisk, cidade da República de Altai, no sul da Sibéria.

O homem começou a minerar Bitcoin e tokens não especificados em fevereiro de 2021. Ele conseguiu conectar as suas próprias plataformas de mineração ao servidor do hospital, aproveitando que apenas pessoas autorizadas podiam acessar a ala em questão.

Mineração ilegal de Bitcoin

Conforme informaram as autoridades, mesmo depois que a necessidade de ventiladores e outros equipamentos começou a diminuir, ele continuou a minerar criptoativos. Segundo as autoridades, com a ala vazia, as operações de mineração de BTC ocorriam com a sua “força máxima”.

Por fim, o caso só foi notado quando houve uma grande redução das internações. Como a conta de energia não parava de subir, o hospital acionou as autoridades que deram início a uma investigação.

O Ministério de Assuntos Internos da república se uniu à agência de serviços secretos do país, o FSB, para verificar o caso. Juntas, as partes invadiram o hospital e também realizaram uma busca no local de residência do suspeito.

Então, os investigadores constataram que ele estava “usando ilegalmente” a eletricidade do hospital há cerca de um ano. Dessa forma, as suas atividades ilegais causaram danos materiais na ordem de US$ 6.800. Ou seja, cerca de R$ 35.250, na cotação atual em reais

A mineração de criptomoedas não é ilegal sob a lei russa. No entanto, a polícia e os tribunais têm sido duros com indivíduos que roubam recursos do Estado para executar as suas próprias atividades de mineração.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store