Coin News

Russia lança exchange estatal para controlar negociações de criptomoedas

19 min ago3 min readOther
Russia lança exchange estatal para controlar negociações de criptomoedas

O governo da Rússia tem planos de criar a sua própria exchange de criptomoedas, conforme revelado pelo portal russo Vedomosti. A notícia é desta quinta-feira (23) e fala sobre uma possível exchange que teria 100% do controle nas mãos do estado russo.

De acordo com a matéria, o objetivo do governo de Vladimir Putin é centralizar as negociações nessa plataforma. O comércio de criptomoedas aumentou desde o início da guerra com a Ucrânia, levando os russos a recorrerem ao Bitcoin (BTC) e seus pares para fugir das sanções.

Só que essas operações ocorrem em exchanges privadas ou então no mercado P2P, cujas transações não passam pelo governo. Devido ao grande aumento dos volumes, a Rússia agora quer trazer esse mercado para sua alçada legal.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a assembleia-geral russa (Duma) aprovou em abril um projeto de lei que regulamenta as criptomoedas no país. A criação de uma exchange estatal é mais um passo nesse sentido de ter mais controle sobre as operações.

Nova estatal russa

À medida que a indústria de criptomoedas se expande, autoridades e organizações em todo o mundo está demonstrando maior interesse. Com isso, a Rússia deu um passo adiante ao anunciar o lançamento de uma plataforma nacional de negociação de criptomoedas.

Assim como fez no projeto de lei, a Duma começou a trabalhar nos regulamentos para a criação da exchange oficial.

Especificamente, a criação da exchange será uma emenda à regulamentação aprovada pela Duma em abril. O documento leva em consideração a posição do mercado do país e deve ser discutido entre a Duma e o governo federal russo.

Além disso, os deputados da Duma conversaram com participantes do mercado sobre as mudanças necessárias na lei de “Ativos Financeiros Digitais”. Mas a reunião não contou com representantes do Banco Central nem do Ministério das Finanças russo.

O projeto não estabelece se a nova exchange estatal terá monopólio sobre as operações ou será apenas mais uma opção do mercado.

Sob as asas do estado

Sergey Altukhov, membro do Comitê de Política Monetária da Rússia, defendeu a regulamentação e criação da nova exchange. O executivo disse que a intenção não é proibir ou restringir o comércio, mas sim trazê-lo para pais perto da influência do governo.

“Não faz sentido dizer que as criptomoedas não existem, mas o problema é que elas circulam em grande fluxo fora da regulamentação governamental. Perdemos bilhões de rublos de receitas orçamentárias na forma de impostos”, disse.

Segundo ele, a Rússia deve ter condições que permitam a legalização das moedas digitais e o ajuste das “regras do jogo” no quadro legislativo. Nesse sentido, Altukhov defendeu que as novas regras não contrariem as posições do governo e do Banco Central.

No início de junho, Anatoly Aksakov, chefe do Comitê de Mercados Financeiros da Duma, sugeriu a possibilidade de lançar uma plataforma nacional russa de negociação de criptomoedas como parte da Bolsa de Moscou, que ele chamou de “uma organização respeitável com longas tradições”. Agora, parece que a Duma decidiu criar uma exchange independente da bolsa de valores.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store