Coin News

Rússia descobre centro de mineração de criptomoedas dentro de prisão, afirma imprensa

23 May, 20222 min readMining
Rússia descobre centro de mineração de criptomoedas dentro de prisão, afirma imprensa

Autoridades na Rússia teriam descoberto uma operação clandestina de mineração de criptomoedas na ala psiquiátrica de uma penitenciária chamada Butyrka – a mais antiga do país -, localizada na capital Moscou. De acordo com informações do portal de notícias Watcher Guru, o esquema foi montado por funcionários da penitenciária em novembro de 2021 e funcionou até fevereiro deste ano.

No período em esteve funcionando, a operação teria gastado 8.400 quilowatts (kW) de eletricidade que deveria ser usada para manter o funcionamento da prisão. O custo aos cofres públicos teria sido de cerca de 62 mil rublos – o equibalente a pouco mais de US$ 1.000.

Um servidor público em nível de gerência teria montado a mineração com a ajuda de colegas de trabalho da prisão. Segundo o Watcher Guru, a Comissão de Investigação da Federação Russa estaria investigando o caso como abuso de autoridade.

Butyrka é uma prisão construída no século 17 e fica localizada na região central de Moscou. Durante o período imperial da Rússia (antes da Revolução Comunista de 1917) teria sido a unidade de trânsito central para transferência de presos. Já durante a União Soviética (1917 até 1991) teria sido local para onde foram enviados diversos presos políticos.

Rússia e mineração de Bitcoin

O Ministério de Desenvolvimento Econômico da Rússia apresentou no início desse ano uma proposta que legaliza e cobra impostos pela mineração de bitcoin (BTC) em regiões com superávit de eletricidade.

A entidade afirma que a mineração de bitcoin, que existe em uma espécie de área cinzenta e não regulada, deve ser reconhecida como uma forma de “atividade comercial” e tributável quando moedas forem convertidas em rublos russos.

Conforme noticiado pela agência de notícias local Izvestia na terça-feira (15), a proposta foi criada para que o país possa se beneficiar da mineração enquanto não sobrecarrega sua rede elétrica em áreas vulneráveis (um problema enfrentado por outros países, como o Irã e o Cazaquistão).

Putin vê vantagens russas na mineração

Em janeiro deste ano, o Banco Central da Rússia recomendou o banimento total das criptomoedas no país, incluindo a emissão, negociação e mineração de criptoativos.

Mas o presidente Vladimir Putin defendeu o potencial de seu país explorar o ascendente mercado de mineração, segundo o jornal Vedomosti.

“Claro que também temos algumas vantagens competitivas aqui, principalmente na chamada mineração. Refiro-me ao excedente de energia elétrica e ao pessoal bem treinado disponível no país”, disse

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store