Coin News

Ronaldinho Gaúcho promove plataforma de investimentos proibida pela CVM

29 Oct, 20225 min readRegulation
Ronaldinho Gaúcho promove plataforma de investimentos proibida pela CVM

“Finalmente consegui lucrar só com as mãos”. A frase é do ex-craque da Seleção, Ronaldinho Gaúcho, que recentemente passou a promover a controversa plataforma de negociação de opções binárias Olymp Trade. Assim como a IQ Option, a Olymp Trade já recebeu alertas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por atuação irregular no mercado brasileiro.

De acordo com informações no site da empresa, foi firmado um contrato com o ex-jogador que o torna embaixador oficial da marca Olymp Trade. Um vídeo promocional com o jogador publicado na página da empresa também já circula pela internet e em suas redes sociais.

A plataforma de opções binárias Olymp Trade, contudo, pode não ser segura para o usuário, já que o negócio é registrado em outro país. Segundo informações no site, a empresa fica em São Vicente e Granadinas, pequeno país no Caribe. Portanto, está fora do alcance da polícia e justiça brasileira, caso o usuário seja lesado financeiramente, como já ocorreu com os clientes da IQ Option.

Stop Order da CVM

Em março deste ano, a CVM reiterou o alerta, reforçando que a Olymp Trade não tem autorização para atuar no Brasil. Acrescentou, ainda, que “caso seja investidor ou receba proposta de investimento da referida empresa, entre em contato com a CVM por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão”.

Em fevereiro de 2019, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou a suspensão das atividades da empresa Olymp Trade por atuar de forma irregular no mercado brasileiro. A autarquia ainda instituiu pena de multa diária de mil reais, caso a determinação fosse descumprida.

Problemas com saque e depósito na Olymp Trade

A Olymp Trade também é alvo de várias reclamações no site Reclame Aqui (RA). Apesar de aceitar transferências de criptomoedas como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), as reclamações caem principalmente sobre saques de depósitos bancários tradicionais e via Pix.

Um cliente de Belo Horizonte ficou cerca de duas semanas esperando o dinheiro cair na conta. “Estou realmente decepcionado pois era um valor de R$ 300 que só retirei da corretora porque eu preciso desse dinheiro com urgência”, reclamou ele. O registro no RA é de 14 de julho deste ano.

Também em julho, outro cliente registrou uma queixa parecida:

“Fiz um saque no valor de 201 reais no dia 07/07 via pix, o mesmo utilizado para depósito, porém até hoje o valor não caiu em minha conta, falo no chat e falam para esperar 5 dias úteis, como assim? no site diz que o saque foi processado, não caiu na minha conta e dizem que um Pix pode demorar 5 dias úteis?”.

Das queixas mais recentes, um cliente do Rio de Janeiro reclama de um depósito realizado há vários dias por ele e que não foi creditado na plataforma. O registro é do dia 24/10/2022.

Ronaldinho Gaúcho e as criptomoedas

Ronaldinho Gaúcho tem uma longa lista de promoções de projetos que naufragaram e até mesmo de pirâmides financeiras.

No último fim de semana, outra plataforma controversa, a Braiscompany, foi um dos patrocinadores de um evento beneficente que teve Ronaldinho como atração. Segundo informação do site Sport Buzz, o jogo ‘Amigos do Ronaldinho x Estrelas’ ocorreu no sábado (22) em São José dos Campos (SP). No Instagram, o CEO da empresa, Antonio Neto Ais, postou uma foto com o jogador.

Na semana passada, Ronaldinho também passou a promover um token comemorativo da Copa do Mundo do Catar chamado World Cup Inu (WCI). Nomes conhecidos do universo cripto já alertam para possíveis perigos de golpe sobre o projeto.

Segundo seus criadores, os donos do token poderão fazer apostas nos resultados das partidas da Copa. Também dizem que será feita uma loteria interna com prêmio.

O alerta vermelho sobre o projeto foi dado por Fatman, um perfil anônimo no Twitter que ganhou notoriedade por fazer denúncias e análises no episódio do colapso da Terra (LUNA). Um dos pontos apontados é a taxa de trade cobrada pela empresa, que está em 4%, mas que pode ser ajustada de forma discricionária pelos donos do projeto.

Fatman diz ainda que os criadores já sacaram US$ 300 mil da reserva de liquidez e que as funções de smart trading permitem que as transações sejam suspensas a qualquer momento.

E não para por aí, pois é grande a lista de projetos problemáticos que tiveram a participação de Ronaldinho Gaúcho. Em 2019, promoveu a suposta pirâmide financeira LBLV, mesmo depois de ela ter sido proibida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de captar investidores no Brasil.

Em 2020, Ronaldinho se tornou réu em ação coletiva por associação com a pirâmide financeira 18k, que levava seu nome ‘18K Ronaldinho’.

Depois disso tudo, o Ronaldinho ainda promoveu a Airbit Club, um esquema de pirâmide liderado pelo brasileiro Gutemberg dos Santos, preso nos EUA por enganar milhares de investidores.

O jogador até mesmo tentou criar a sua própria criptomoeda no passado, a Ronaldinho Soccer Coin (RSC), mas o projeto não foi adiante.

Em 2021, Ronaldinho Gaúcho passou a promover a criptomoeda Atari Token (ATRI). Trata-se da criptomoeda oficial do Atari, uma das maiores companhias de videogame do mundo que está por trás de grandes títulos como Pac-Man, Donkey Kong e Asteroids. Em abril deste ano a Atari abandonou o projeto.

Em fevereiro deste ano, também se tornou o embaixador global da Graph Blockchain, uma empresa canadense que fornece aos investidores exposição a altcoins e oportunidades no meio das finanças descentralizadas (DeFi) e NFTs.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store