Coin News

O que são rollups do Ethereum? As soluções de escalabilidade tornam as transações mais rápidas e baratas

16 Jul, 20225 min readEthereum
O que são rollups do Ethereum? As soluções de escalabilidade tornam as transações mais rápidas e baratas

Mesmo após a mais recente queda do mercado de criptomoedas, a rede Ethereum continua cara para grande parte dos usuários. Isso porque a blockchain Ethereum é lenta e já atingiu sua capacidade máxima. Agora, é preciso pagar o olho da cara por cada byte adicional de espaço por bloco se você quiser comprar o próximo token não fungível (ou NFT, na sigla em inglês) imperdível.

Até que o “Ethereum 2.0” – a próxima geração da blockchain Ethereum – resolva todos esses problemas, a comunidade precisa depender das chamadas soluções de escalabilidade: Tecnologias que aceleram essa rede.

As soluções de escalabilidade divergem, mas geralmente processam parte da transação em outra rede — mais rápida e barata que o Ethereum — antes de fornecer à blockchain principal do Ethereum informações sobre as transações que planeja transmitir.

O que são rollups?

Rollups são um tipo de solução de escalabilidade. Envolvem o agrupamento (“rolling up”) de coleções de transações. As transações finais e agrupadas são apresentadas à blockchain Ethereum como uma única transação.

Rollups reduzem custos: O custo de uma transação no Ethereum, além do pequeno custo do agrupamento de lotes de transações, é dividido entre usuários.

Também aceleram o processo: A rollup é bem rápida para processar e a blockchain do Ethereum só precisa processar uma só transação em vez de muitas. Isso é útil quando o Ethereum atinge um número máximo de 15 transações por segundo (ou TPS) sem ajuda.

O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, acredita que soluções de escalabilidade como rollups vão continuar tendo um papel importante na blockchain mesmo após a implementação da Ethereum 2.0.

Como rollups funcionam?

Existem dois tipos principais de rollups: “optimistic rollups” e “zero-knowledge rollups”.

“Optimistic rollups”, como seu próprio nome sugere, presumem que todos os dados agrupados são válidos e que ninguém está tentando enganar a blockchain ao esconder transações falsas nas rollups.

A ideia é que, ao presumir a validação, as coisas aceleram. Para se proteger de transações fraudulentas, protocolos de optimistic rollups permitem que pessoas contestem negociações falsas.

A transação fraudulenta é enviada diretamente à rede Ethereum para verificar se é legítima e para resolver a disputa. Ambas as partes têm ether (ETH) em staking e podem perder dinheiro se estiverem erradas ou mentirem.

Já “zero-knowledge rollups” (também chamadas de “zk-rollups”) funcionam de uma forma bem diferente. Dependem de uma forma de criptografia chamada “prova de conhecimento zero”, que permite que alguém prove matematicamente que uma declaração é verdadeira (que alguém é, digamos, grego) sem revelar outras informações sobre essa declaração (como um passaporte).

Em cripto, essas declarações são chamadas de zk-SNARKS, em referência a outra forma de criptografia chamada “argumento sucinto e não interativo de conhecimento” (cujas palavras em inglês formam a sigla SNARK). Esse método contorna o sistema de resolução de disputas inerente às optimistic rollups porque a parte “SNARK” só permite que transações válidas sejam enviadas à rollup.

Quem desenvolve rollups?

Optimistic rollups

– Optimism: Um sistema barato de segunda camada para o Ethereum;

– Arbitrum: Um protocolo de segunda camada para o Ethereum;

– Boba Network: A próxima geração da OMG Network.

Zero-knowledge rollups

– Loopring: Um protocolo que também fornece uma corretora descentralizada (ou DEX) com taxa zero de gas;

– Immutable X: Um protocolo de segunda camada para NFTs;

– ZKSync: Uma plataforma de segunda camada e conhecimento zero para o Ethereum.

Como comprar rollups?

Não é possível “comprar” uma solução de escalabilidade, mas é possível investir em tokens que dependem dessa tecnologia. Loopring e Boba são exemplos populares de tecnologias de rollup.

É possível comprar seus tokens em DEXs desenvolvidas no Ethereum ou em corretoras descentralizadas. Verifique nos sites CoinMarketCap ou no CoinGecko para encontrar os maiores mercados.

Também é possível usar os serviços DeFi e corretoras criadas por essas redes de segunda camada para reduzir custos de transação. Loopring, por exemplo, opera sua própria corretora de segunda camada, também chamada Loopring. Nela, você pode obter vantagem de todas as maravilhas das tecnologias de rollups: Taxas zero de gas e negociações instantâneas de tokens padrão ERC-20.

Rollups são apenas uma solução de escalabilidade. Outra solução comum é chamada de “sidechain”: Uma blockchain compatível com a Ethereum Virtual Machine (ou EVM), que se conecta à Ethereum via uma “bridge”. Um exemplo de uma rede sidechain é a Polygon (anteriormente conhecida como Matic).

O futuro das rollups: Uma tecnologia temporária para um problema definitivo?

No curto prazo, a batalha vai continuar acontecendo entre as duas formas de rollups: optimistic e zk. Alguns afirmam que as rollups de conhecimento zero são superiores porque não exigem um mecanismo de resolução de disputa.

O futuro a longo prazo das rollups vai depender de como as atualizações da rede principal do Ethereum vão acontecer. Um dia, o Ethereum poderá ficar tão rápido que rollups vão parecer como um impulsionador de velocidade desnecessário para um blockchain superveloz.

Por outro lado, blockchains adversários de primeira camada, como Solana e Avalanche, podem ficar tão populares que podem usurpar completamente o Ethereum. Caso grande parte do tráfego do setor de Finanças Descentralizadas (ou DeFi) aconteça em outras blockchains, e não no Ethereum, rollups poderão ser redundantes.

Por outro lado, rollups podem continuar ascendendo para que o Ethereum se torne mais poderoso. Podem se integrar com as futuras atualizações para tornar o Ethereum cada vez mais fácil e rápido de usar pelas massas.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store