Coin News

RJ envia servidor público para fazer curso de blockchain nos EUA

38 min ago3 min readBlockchain
RJ envia servidor público para fazer curso de blockchain nos EUA

Um servidor público do Rio de Janeiro viajou aos Estados Unidos para fazer uma capacitação envolvendo a tecnologia blockchain e Web3. A capital carioca segue buscando melhorar suas estratégias digitais, sendo este mais um projeto para evoluir no setor.

São vários os municípios brasileiros que buscam melhorar sua relação com a tecnologia. O debate sobre as cidades digitais e inteligentes também seguem crescendo entre as principais capitais.

A capital do Rio, por exemplo, está interessada até em receber pagamento de tributos com bitcoin e outras criptomoedas. Sendo uma das referências no setor, tudo indica que os servidores municipais estão buscando se capacitar sobre o assunto.

Servidor do Rio de Janeiro viajou aos Estados Unidos para fazer curso de blockchain, Web3 e NFTs

O subsecretário Bruno Bondarovsky, vinculado a Subsecretaria de Transparência e Governo Digital, da Secretaria de Governo e Integridade Pública, viajou no último mês de outubro aos Estados Unidos.

Em sua visita a Orlando, o servidor público municipal participou de uma capacitação com a empresa Gartner. De acordo com ele, o objetivo foi conhecer tendências mundiais de governo digital, que podem ser utilizadas pelo Rio no futuro.

"O objetivo da participação do Rio no Congresso foi conhecer as tendências mundiais de governo digital e transformação digital em governos, conhecer soluções de produtos para os problemas públicos municipais, bem como avaliar a participação da prefeitura do Rio na rede nacional e internacional da Gartner, de forma a orientar futuras decisões."

Segundo a prestação de contas pública, divulgada no Diário Municipal do Rio nesta terça-feira (22), Bruno confirmou sua participação em 16 palestras.

Uma delas foi sobre "Como WEB3, Blockchain e NFT podem beneficiar sua organização", com a especialista Avivah Litan, da Gartner. Ainda não está claro, contudo, se o Rio planeja lançar alguma estratégia com NFTs, mas já se mostra interessado na Web3, assim como nas criptomoedas.

Subsecretário do Rio conheceu solução contra ransomwares

Além da palestra sobre blockchain, o subsecretário do Rio conheceu uma solução contra ransomwares. Tais malwares tem mirado serviços públicos no Brasil nos últimos anos.

Em agosto, por exemplo, a prefeitura do Rio confirmou que hackers tentaram acessar arquivos sigilosos. Ou seja, na visita aos EUA, o servidor municipal do Governo Digital conheceu mais uma solução que mitiga tais crimes.

Chama atenção ainda que ele se reuniu com servidores da Serpro, a maior empresa pública de tecnologia do Brasil, que inclusive já criou várias soluções utilizando blockchain.

O Rio destacou que sua participação em eventos internacionais é fundamental para projeção da cidade. Com a experiência adquirida, o Rio se prepara para adequar a gestão digital carioca a tendências mundiais.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store