Coin News

Ripple lança sidechain para conectar XRP Ledger ao Ethereum

18 Oct, 20223 min readAltcoins
Ripple lança sidechain para conectar XRP Ledger ao Ethereum

A Ripple anunciou nesta segunda-feira (17) o lançamento de uma importante ponte de desenvolvedor de contrato inteligente para o Ethereum. De acordo com a empresa, essa ponte se dará na forma de uma blockchain paralela (sidechain).

O objetivo dessa sidechain, que está na sua primeira fase, é conectar diretamente o XRP Ledger com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Dessa forma, os desenvolvedores da XRP poderão criar aplicações que conectem a rede diretamente com o Ethereum.

A nova sidechain já está ativa no XRPL Devnet, sistema aberto aos desenvolvedores de aplicativos para a XRP. Seu uso poderá facilitar o acesso aos desenvolvedores permitindo que eles escolham entre blockchains compatíveis com XRP ou Ethereum.

Sidechain conectará redes

A sidechain da EVM para XRP Ledger (XRPL) traz para os desenvolvedores da XRP os contratos inteligentes baseados em Solidity. A Ripple também introduziu uma ponte entre uma blockchain compatível com EVM e o XRPL Devnet, disse em um anúncio.

Esta ponte deve facilitar a intermediação da troca de tokens entre os dois ecossistemas, trazendo ganhos de praticidade aos usuários. Nesse sentido, as pontes passaram a movimentar milhões de dólares em criptomoedas nos últimos dois anos.

Conforme o anúncio da Ripple, esta é a primeira fase do projeto e tem o objetivo de dar aos desenvolvedores acesso à nova ferramenta. Em seguida, a Ripple espera que os profissionais consigam desenvolver aplicações entre o Ethereum e a XRP.

Já a segunda fase do projeto tem lançamento programado para o início de 2023 e conectará um sidechain EVM sem permissão ao XRPL Devnet. Nesta fase, a meta é expandir a participação, dando o acesso da sidechain a mais usuários, e testar a escalabilidade.

“Esta primeira fase da sidechain EVM está atualmente disponível para teste no XRPL Devnet. Usando uma ponte, os desenvolvedores podem testar a troca de Devnet XRP entre o sidechain EVM e o XRP Ledger para avaliar as tecnologias disponíveis. (Além disso, os desenvolvedores podem implantar) seus aplicativos Solidity na sidechain EVM e acessar a base de usuários XRPL Devnet”, disse o anúncio

União entre ecossistemas

Este pode ser um passo importante nas perspectivas de união entre os ecossistemas Ethereum e Ripple, duas das maiores blockchains do mercado. A empresa pretende chegar com sucesso na meta principal, que é colocar a sidechain e a ponte EVM/XRP na rede principal do XRP Ledger.

De acordo com o cronograma da Ripple, está é a terceira e última etapa deste projeto. Mas os desenvolvedores ainda não definiram uma data-alvo para isso ocorrer. Ao que tudo indica, a data desta etapa vai depender dos resultados obtidos a partir de 2023.

Para testar a nova sidechain, os desenvolvedores precisam conectar o o XRPL Devnet com uma carteira XUMM, conectando a MetaMask com a sidechain EVM. Dessa forma, os desenvolvedores podem transferir seus XRP do XRPL Devnet para o sidechain EVM, e vice-versa.

Enquanto isso, o preço da XRP opera em queda de 1,9% nesta segunda-feira, valendo R$ 2,52, de acordo com informações do site CoinGecko.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store