Coin News

Rio de Janeiro mergulha no metaverso e nos NFTs com 3 eventos voltados ao setor

28 Jun, 20226 min readNFT
Rio de Janeiro mergulha no metaverso e nos NFTs com 3 eventos voltados ao setor

O Rio de Janeiro vai 'mergulhar' no metaverso e nos NFTs com 3 eventos voltados ao setor. Um deles é o BlockchainRio Festival que anunciou uma parceria com o Hacking.Rio para abrigar, entre os dias 01 e 04 de setembro, o HR-Experience.

Com uma estrutura de 1.300m² no Píer Mauá, a quinta edição do Hackathon receberá desenvolvedores de software, designers, outros diversos profissionais da programação e estudantes de nível médio, técnico e superior, em um espaço exclusivo que contará ainda com ativações, interações e talks.

O Hacking.Rio utiliza da educação, inovação, tecnologia e empreendedorismo para criar soluções inovadoras para desafios reais do mercado, sociedade e solucionar problemas através da tecnologia numa maratona de desenvolvimento digital de 42 horas. Para participar, os interessados deverão se inscrever a partir de julho na plataforma do Hacking.Rio.

“Estamos juntando o que há de maior em Hackathon na América Latina com o que há de maior em blockchain. O impacto profissional e educacional que um evento desse proporciona é apenas a ponta. Estamos falando de impactar vidas”, afirma Francisco Carvalho, CEO da Blockchain Rio.

A 5ª edição do Hacking.Rio conta com uma novidade: sua realização no metaverso. O HR é o maior hackathon da América Latina dentro do Metaverso. Trata-se de uma maratona de 42 horas no ambiente virtual para todo o Brasil e países de língua portuguesa.

Os participantes que preferirem a experiência presencial terão a possibilidade de comparecer ao Hacking.Rio Experience, espaço concedido dentro do festival BlockchaInRio. A estrutura colaborativa conta com suporte tecnológico e reúne os "hackers do bem" para interagir fisicamente. Todas as atividades referentes à competição ocorrem no metaverso.

“O Hacking.Rio 2022 marca o retorno dos eventos presenciais e, por isso, teremos o HR-Experience no BlockchainRio, com ativações, talks e hackathoners programando. Porém, a grande diferença desta edição para as 4 anteriores, é a maratona que ocorrerá em um ambiente de Metaverso, exclusivamente desenvolvido para o evento”, disse Lindalia Junqueira, CEO do Hacking.Rio.

BlockchaIn Rio Festival

No período de 01 a 04 de setembro de 2022, o Píer Mauá será palco do BlockchaIn Rio Festival. O evento vai ocorrer em uma área de 13.500m², com capacidade para 60 mil pessoas.

Mais de 200 palestrantes de renome no mercado internacional apresentarão conteúdos diversos em dois palcos e três auditórios. Além disso, o festival conta com uma gama de atrações paralelas, como mesas redondas, workshops, painéis ao vivo, hackathon, área de exposição, shows e ativações para integrar tecnologia, educação, cultura e entretenimento.

O principal objetivo do BlockchaIn Rio é ser o catalisador inicial de um movimento educacional e de adoção da Web 3.0, além de ser um grande hub de debates e negócios focado na conexão entre pessoas e empresas com olhos no presente e no futuro do mercado blockchain.

Ao longo de quatro dias, o evento vai permitir que os participantes tenham experiências imersivas e transformadoras por meio de debates sobre tecnologia, negócios, cultura e sustentabilidade.

De acordo com Francisco Carvalho, CEO do BlockchaIn Rio, a primeira edição do evento é também um estímulo para fomentar a educação e inclusão social de novos adeptos à tecnologia emergente.

“O Blockchain Rio Festival vai apresentar uma mistura dinâmica de tecnologia pioneira com empresários, acadêmicos e autoridades que estão na vanguarda, pavimentando o caminho no cenário blockchain e de ativos digitais no Brasil e no mundo em diferentes estratos da sociedade”, afirma Carvalho.

NFT.Rio

No entanto enquanto os participantes esperam a chegada de setembro para comparecer ao BlockchainRio Festival e o Hacking.Rio, em julho é possível 'mergulhar' no universo dos criptoativos por meio do NFT.rio.

O evento é o primeiro do tipo dedicado exclusivamente aos NFTs e será realizado de 30 de junho a 3 de julho, no Parque Lage.

Durante o evento, os interessados poderão fazer compras diretas de NFTs ou participar de leilões de obras de arte, de artistas como Milena Travassos, Helena Nabuco, ensaios de Dada Yute, Juliana Notari, Vivi Rocha e João Marcos Parreira Mendonça.

Os NFTs estarão disponíveis a partir de 28 de junho, às 14h, até 5 de julho, às 16h, pela plataforma do Mercado Bitcoin, que é um dos patrocinadores do evento.

Durante o NFT.Rio serão apresentados novos projetos de impacto como os Hungry NFTs, que visam contribuir com o combate à fome no Brasil; os NFTs do Metaverso Chapadão, que contribuem para a educação de crianças vulneráveis; e os NFTs Keepers, que vão ajudar na regeneração da biodiversidade pantaneira.

O projeto, que é uma nova forma de conexão entre artistas, projetos sociais e público, tem o objetivo de mostrar que o universo da nova economia digital e temas ambientais e sociais podem estar interligados através dos NFTs, contribuindo para a preservação do meio ambiente e suas espécies, o combate à fome e a educação da população em vulnerabilidade.

Ativações no NFT.Rio

Os visitantes terão acesso a quatro dias de imersão no universo das artes digitais que movimentam o cenário mundial da criptoeconomia. Além de talks e workshops (área com ingresso pago), uma mostra de obras das coleções Criptopunks, XCopy, Fidenza e CryptoRastas, conhecidas internacionalmente, estará aberta à visitação dos participantes (área gratuita).

Além disso, todas as pessoas que adquirirem seus ingressos, pagos ou não, e tiverem ou abrirem uma conta no MB, serão presenteadas com NFTs exclusivos.

“Esta é uma grande oportunidade de apoiarmos um evento que democratiza o acesso aos grandes nomes da criptoarte nacional e internacional, isso aproxima a sociedade de temas que antes eram totalmente desconhecidos, como metaverso e NFT", explica Bruno Milanello, Executivo de Novos Negócios do MB.

A Blockchain Academy, empresa de educação financeira da holding do MB, também marca presença, com duas masterclasses, ministradas por seu instrutor Vinícius Chagas, Desenvolvedor de Software na Vórtx QR Tokenizadora, Certified Blockchain e Cryptocurrency Expert, Certificado ANBIMA CPA-20 e Bacharel em Direito.

A primeira será realizada no dia 1º de julho, às 16h, com o tema ‘O que faz um NFT de sucesso’ e a segunda no dia 2 de julho, também às 16h, sobre ‘4 Nãos e 1 Sim para não se decepcionar com NFTs’.

Também será realizado um talks exclusivo com os executivos do MB e parceiros dos projetos de impacto, para abordar um pouco mais sobre cada um deles.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store