Coin News

Relatório de pesquisa descreve por que o mercado de criptomoedas pode estar à beira de uma reversão

2 Nov, 20225 min readOther
Relatório de pesquisa descreve por que o mercado de criptomoedas pode estar à beira de uma reversão

No início de novembro, os analistas estão ocupados dissecando os principais movimentos de mercado que ocorreram em outubro. Enquanto o Bitcoin (BTC) permaneceu relativamente inalterado com apenas 5,89% de crescimento em outubro, o analista sênior da Arcane Research, Vetle Lunde, mapeou a direção que o mercado pode tomar nos próximos meses.

“Uptober”, uma referência ao desempenho histórico de alta do Bitcoin no mês de outubro, foi um tema comum em muitos tópicos no Crypto Twitter e, de acordo com Lunde, esse desempenho parece ter acontecido mais uma vez. Os dados mostram que o BTC e os tokens de exchange superaram o índice de grandes capitalizações até 26 de outubro.

A aquisição do Twitter de Elon Musk ajudou a elevar o índice de grandes capitalizações acima do Bitcoin com um ganho mensal impressionante de 20%. Dogecoin (DOGE) ajudou a consolidar a força de grande capitalização, produzindo um ganho de 144% nos últimos sete dias.

O mercado à vista de Bitcoin de outubro foi impulsionado pelo aumento do volume e menor volatilidade, beneficiando-se de um pequeno aperto que revigorou brevemente o mercado. De acordo com Lunde, a última semana de outubro registrou o maior volume de liquidação a descoberto em criptomoedas desde 26 de julho de 2021.

Embora essa atividade tenha ajudado a aumentar o Bitcoin em 6%, o Ether (ETH) e o BNB (BNB) tiveram ganhos mais substanciais de 18% e 19%, respectivamente.

O short squeeze ajudou a dar um impulso geral, mas Lunde concluiu que o impulso não criou uma mudança substancial no preço do BTC. O volume spot do BTC aumentou 46% nos últimos sete dias, e o índice de volatilidade de 30 dias está em uma baixa de dois anos. Além disso, o índice de volatilidade de sete dias está em 2,2%, enquanto a média anual é de 3%.

Ao comparar a volatilidade de um short squeeze anterior com o short squeeze recente, Lunde disse:

“O aperto de 26 de julho viu uma variação diária de alta e baixa de 15%, à medida que os mercados subiram apressadamente, enquanto os movimentos de 25 e 26 de outubro tiveram variações diárias de alta e baixa de 5% e 6%, respectivamente. Além disso, o impulso parou, indicando que os traders devem se preparar para uma consolidação mais longa.”

Embora o preço do Bitcoin seja atraente, a melhor abordagem para esse mercado é o custo médio do dólar no curto prazo, em vez de usar a alavancagem, de acordo com Lunde. O Bitcoin tem experimentado uma volatilidade excepcionalmente baixa e segue de perto o mercado de ações dos EUA, por isso é importante acompanhar os relatórios de ganhos do terceiro trimestre.

A política do Fed continuará a ditar o preço do Bitcoin

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deve falar após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto de 2 de novembro sobre a política monetária dos EUA, inflação e o próximo aumento das taxas.

De acordo com Lunde, existem dois cenários a serem observados:

“Cenário 1: Jerome Powell continua astuto no combate à inflação e prepara o mercado para novas altas. Este é, na minha opinião, o cenário mais plausível. Nesse ambiente, espero que as correlações entre o BTC e outras classes de ativos permaneçam elevadas e a faixa de negociação de 4,5 meses se mantenha firme, com atividade atenuada, levando a um ambiente oportuno e duradouro para empilhar sats.”

“Cenário 2: Jerome Powell fornece dicas sutis de pivô. Neste cenário, vejo o ambiente do mercado correlacionado suavizando. Na semana passada, vimos como a atividade de mercado estrutural única relacionada às criptomoedas fez com que as correlações diminuíssem por meio de um pequeno aperto substancial. As antecipações de pivô levarão a reações semelhantes e revitalizarão a narrativa de ouro digital do BTC."

No segundo cenário, alguns analistas acreditam que as criptomoedas podem começar a se desvincular das ações dos EUA. Essa reação pode espelhar a reação do mercado de criptomoedas em meados de 2020, que empurrou o preço do Bitcoin para mais de US$ 20.000.

O que esperar a longo prazo

A longo prazo, Lunde prevê que a adoção de Bitcoin e ativos digitais continuará sendo uma tendência emergente. Apontando para uma pesquisa da Fidelity que mostrou um aumento no interesse dos mercados institucionais em 2022, Lunde continua otimista com o BTC no preço atual.

Embora o Bitcoin esteja vendo menos transações on-chain, é possível aumentar a participação de uma estrutura regulatória mais clara a longo prazo. Uma estrutura mais clara pode surgir se o eleitorado dos EUA começar a considerar a política de criptomoedas ao votar.

O crescimento suave do Bitcoin, sua correlação com as ações e uma tendência de baixa persistente por quase um ano continuam sendo uma ameaça, mas muitos analistas estão confiantes de que o preço atual do Bitcoin está subvalorizado.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store