Coin News

Redes de criptomoedas podem ser usadas em intermediação financeira no futuro, diz presidente do BC

20 Apr, 20222 min readOther
Redes de criptomoedas podem ser usadas em intermediação financeira no futuro, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, voltou a fazer elogios à tecnologia subjacente das criptomoedas, a blockchain.

Durante sua apresentação em um evento promovido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, Campos Neto afirmou que as redes e protocolos dos ativos digitais podem ser usados em intermediação financeira no futuro, conforme noticiou o Valor Econômico.

“As pessoas focam muito no ativo, mas a beleza disso é o ‘network’ que está sendo criado com os protocolos [de criptoativos]. Eles têm boas características que podem ser usadas e que vão mudar a intermediação financeira no futuro”, afirmou.

Network das criptomoedas

Esta é a segunda vez que o presidente da autoridade monetária brasileira destaca o que chama de “network” das criptomoedas.

Em maio do ano passado, conforme noticiado pelo CriptoFácil, Campos Neto afirmou que as discussões sobre a regulação de criptomoedas eram irrelevantes.

Segundo ele, os ativos digitais em si não são importantes, o que importava é o “network” envolvido. Ou seja, o desenvolvimento dos protocolos nos quais cada criptoativo se baseia.

É claro que o executivo mudou de ideia quanto à regulamentação dos criptoativos que tem avançado do Brasil. Em agosto de 2021, ele informou que o BC estava debatendo o assunto com a Comissão de Valores Mobiliários. Além disso, há um projeto de lei que pretende estabelecer algumas diretrizes para o setor em tramitação no Senado Federal.

Real Digital

Ainda durante sua fala em Washington, Campos Neto falou sobre a implementação do Pix e do processo de emissão da moeda digital brasileira (CBDC), o Real Digital:

“Primeiro precisamos de um sistema de pagamentos instantâneos, o projeto do Pix foi rápido. Também estamos fazendo a moeda digital, que vai ter outro papel”, afirmou.

Neste mês de abril, o chefe do BC reafirmou que o piloto do Real Digital será lançado ainda neste ano, mais precisamente, no segundo semestre.

Além disso, ele informou que a CBDC terá como base o Sistema de Transferência de Reservas (STR), “coração” do Sistema de Pagamentos Brasileiro. É no STR onde ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store