Coin News

Por que a rede Solana sofreu com quedas neste ano e qual o futuro da rival da Ethereum

4 d ago4 min readEthereum
Por que a rede Solana sofreu com quedas neste ano e qual o futuro da rival da Ethereum

Como pioneira da tecnologia de contratos inteligentes e a primeira blockchain a desafiar o domínio do Bitcoin, a rede Ethereum conseguiu se estabelecer como a segunda maior rede blockchain e criptomoeda nativa do mundo. Apesar de sua forte posição no mercado, as dores crescentes da rede e o desenvolvimento desacelerado levaram ao surgimento de inúmeros projetos rivais, coloquialmente conhecidos como Ethereum Killers.

Um dos principais projetos que começaram a desafiar o Ethereum é a Solana, que visa fornecer funcionalidade semelhante com eficiência maior e taxas mais baixas. À medida que o mercado continua a amadurecer e os Ethereum Killers, como o Solana, ganham espaço e mais e mais traders estão já consideram o mercado grande o suficiente para a Ethereum e seus concorrentes.

A Ethereum foi lançada em 2015, enquanto a Solana foi lançada em 2020. Por várias razões, a Solana tem sua evolução mais rápida do que a maior altcoin.

Fonte: State of the dApps

A Solana avançou rapidamente no mundo das criptomoedas. Após menos de dois anos de operação, ela já é a quarta maior criptomoeda por capitalização de mercado. O alto rendimento de transações e baixas taxas de gás tornaram-na muito popular entre os desenvolvedores.

A Ethereum espera uma grande atualização neste mês de setembro em 2022. A atualização permitirá que ele corresponda ou supere a velocidade, o custo e a eficiência energética da Solana. Quando isso acontecer, a Ethereum provavelmente deve tornar-se mais competitiva e influenciar a Solana.

As vantagens da Solana

Por ser mais rápida e barata, a rede Solana tem sido usada como um mercado em crescimento para tokens não fungíveis (NFT). Custos de mineração mais baixos e velocidades rápidas também fazem da Solana um ótimo lugar para desenvolvedores menores construírem seus projetos. A rede Solana pode ser mais arriscada que a Ethereum, mas seu ecossistema ainda está em aprimoramento.

Embora mais NFTs tenham sido historicamente comprados e vendidos na Ethereum, houve períodos em que o volume diário de vendas do Solana NFT superou o da Ethereum.

O dApps, aplicativos descentralizados, também tomam uma parcela importante da rede Solana, com uma série de plataformas importantes baseadas na rede.

Rivais que valem a pena considerar: Cardano e Polygon

O The Merge da Ethereum, que fará a transição da Ethereum de um mecanismo de consenso de prova de trabalho para um mecanismo de prova de participação (como a Solana), deve aumentar drasticamente a velocidade e a escalabilidade da rede Ethereum enquanto reduz suas taxas de transação. Se tudo correr de acordo com o plano, a atualização pode tirar muitas vantagens da Solana.

Além da ameaça da fusão, existem outros protocolos de camada 1 que estão competindo com Solana. Apesar das pesadas críticas na comunidade cripto, o co-fundador da Ethereum Charles Hoskinson, um dos fundadores do Cardano, resistiu à tentação de implementar upgrades na rede Cardano até que eles estejam prontos e com isso vemdesagradando os entusiastas e desanimando os investidores que esperavam um rali. Contudo, o maior competidor para o Solana, por enquanto ainda continua sendo o Polygon.

Interrupções da rede Solana

A rede Solana vem sendo colocada à prova conforme cresce em uso, enfrentando uma série de quedas e interrupções em 2022. Esse mês, a rede Solana ficou paralisada por duas horas, o que o fundador do projeto, Anatoly Yakovenko, considera uma "maldição".

Mesmo assim, ele considera que o evento não deveria ser muito significativo, pois até mesmo a rede do Bitcoin já ficou paralisada por duas horas, no ano passado.

Problemas na implantação de novos códigos na rede

A OptiFi uma exchange descentralizada de opções de criptomoeda foi obrigada a encerrar suas operações depois de executar involuntariamente um comando na rede Solana que fechou travou sua rede principal e a tornou irrecuperável. De acordo com a OptiFi, o incidente também bloqueou cerca de 660.000 USD Coin (USDC) na blockchain Solana.

A OptiFi se comprometeu a compensar os fundos dos usuários perdidos pelo erro, enquanto uma grande parte do USDC bloqueado teria sido investido por um de seus membros da equipe. A empresa também instou outros desenvolvedores que trabalham na blockchain Solana a serem cautelosos com as ramificações do comando “Solana program close”.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store