Coin News

Real digital começa a receber soluções de teste

6 Sep, 20223 min readOther
Real digital começa a receber soluções de teste

O Real Digital, versão CBDC da moeda brasileira, começou a receber soluções de teste que podem ser implementadas no futuro. A moeda digital nacional chega para rivalizar com as criptomoedas públicas, como o bitcoin, por exemplo.

O dinheiro é um mecanismo idealizado há séculos para facilitar o meio de troca entre pessoas. Assim, a escolha de uma moeda adequada envolve a aceitação da população.

No passado, o sal já foi uma forma de dinheiro, mas hoje são as moedas fiduciárias. Com a CBDC, bancos centrais querem evoluir o dinheiro que imprimem ao criar versões digitais que permitam mais casos de uso.

Soluções de testes do Real digital começam a ser apresentadas

O Banco Central do Brasil, em parceria com a Fenasbac, promove desde 2021 o Lift Challenge, com a edição atual sendo focada na criação de soluções para a moeda digital brasileira do futuro.

Há planos de acabar com a moeda física no Brasil, eliminando transporte de numerários e facilitando a emissão de moeda pelo governo.

Assim, o cronograma do Lift chegou até o dia 5 de setembro, data em que os projetos começam a ser executados, ou seja, os testes com soluções para o Real digital serão apresentados.

Vale lembrar que participam da solução os bancos Itaú e Santander, assim como empresas multinacionais como a Visa, Microsoft e várias outras.

Com experiência em criptomoedas, ajudam o BC a corretora Mercado Bitcoin, a Consensys, Aave, Capitual e o consórcio blockchain R3. Outras empresas são responsáveis pela realização de 9 projetos escolhidos pelo banco central para criar soluções ao Real digital.

A expectativa é que o Real digital comece a ser testado em 2023, após uma greve de servidores do Bacen atrasar os cronogramas. Mesmo assim, o presidente Roberto Campos Neto tenta começar ainda em 2022.

Programa encerra em 2023

O Lift Challenge tem a previsão de encerrar no mês de fevereiro de 2023, segundo informações do site oficial do programa.

Campos Neto apresentou na última segunda (5), durante um evento, um cronograma que aponta que o Lift vai até janeiro do próximo ano, ou seja, é possível que seja antecipado a apresentação dos produtos criados pelas instituições parceiras.

Como a intenção do Bacen é lançar o Real digital ao público brasileiro em 2024, em 2023 o projeto deve começar a ser testado por parceiros e especialistas em tecnologia. No futuro, é possível que o PIX seja integrado a essa moeda digital.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store