Coin News

Quotex supera IQ Option em queixas no Reclame Aqui: Saldo travado e dinheiro que não cai

5 Sep, 20223 min readBitcoin
Quotex supera IQ Option em queixas no Reclame Aqui: Saldo travado e dinheiro que não cai

A corretora de ações binárias Quotex bateu a marca de 1.538 queixas no Reclame Aqui e superou a “rival” IQ Option. Os protestos dos consumidores abarcam todos os aspectos possíveis da experiência do cliente: contas encerradas sem aviso e com dinheiro dentro, depósitos que não caem, reembolsos que nunca são feitos e suspeitas de jogos manipulados.

As queixas contra a Quotex começaram a chamar a atenção ainda no ano passado. No segundo semestre de 2021, o número de reclamações no Reclame Aqui disparou: de 120 queixas em agosto para 410 em setembro.

A IQ Option, que foi febre no Brasil e chegou a ser o 23º site mais acessado no país, segundo a análise de tráfego do Alexa, parece ter desistido de responder às queixas. Atualmente são 740 reclamações, nenhuma respondida e um selo de “Não Confiável” da plataforma.

A Quotex, por sua vez, responde a quase todos, mas sempre com uma mensagem genérica dizendo que aquele não é o local adequado para a queixa: esta deveria ser feita no suporte ao cliente da plataforma.

Como de praxe nas empresas de corretagem de opção binária, a Quotex não tem sede no Brasil. Segundo seu site, a empresa fica em São Vicente e Granadinas, um país do Caribe.

Empresas consideradas como fraudulentas costumam seguir um padrão: no início, respondem de forma genérica todas as reclamações feitas no site, como forma ter uma boa reputação e conquistar a confiança dos clientes. Depois, somem, como a própria IQ Option já fez.

O Portal do Bitcoin procurou a Quotex para comentários sobre a situação, mas não teve resposta até o fechamento dessa reportagem.

Contas que somem

Reportagem do Portal do Bitcoin de outubro de 2021 traz o relato de três clientes que sentiram lesado por ações da Quotex. Em todos os casos, os clientes conseguiram lucros operando, mas tiveram as contas bloqueadas.

Ao reclamar com a empresa, tiveram como resposta que estavam violando as regras de uso, pois estariam tendo as contas operadas por terceiros ou robôs.

A mesma reportagem aponta que o Youtube era outro indício de que a Quotex tinha problemas em sua operação.

Diversos vídeos mostram “traders” explicando como ganhar lucros exorbitantes utilizando a Quotex em minutos. Em outros casos, o que se verificou é que os youtubers recebiam comissão por cada pessoa que convenciam a colocar dinheiro no esquema.

Esquema IQ Option

A situação lembra o esquema da IQ Option. Em 2020, a corretora com sede no Chipre era propagandeada por falsos traders no Youtube e no Instagram, que prometiam riqueza com apostas de opções binárias e recebem gordas comissões por cada novo afiliado captado.

E o esquema funcionou: o site da IQ Option chegou a ser o 23º mais acessado no país, segundo a análise de tráfego do Alexa. Na loja nacional do Google Play, figurou entre os 150 apps mais baixados.

A razão do sucesso do esquema IQ Option se deu por conta da divulgação maciça da plataforma no YouTube. Eram dezenas anúncios e canais de traders que ensinavam técnicas para ganhar dinheiro com promessas de lucros altos e rápidos. Além da venda de cursos, a tropa de influenciadores da corretora ganhava 40% sobre cada perda dos novos usuários — o que remete a um sistema de marketing multinível.

A CVM proibiu a corretora de operar pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas mesmo assim o esquema fradulento continuou por um bom tempo.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store