Coin News

Quer aprender mais sobre criptomoedas? Confira esses 4 cursos gratuitos

29 Oct, 20224 min readBlockchain
Quer aprender mais sobre criptomoedas? Confira esses 4 cursos gratuitos

O mercado de criptomoedas é relativamente novo, com sua expansão sendo um movimento gradual. O resultado disso é a entrada constante de novos investidores que não conhecem de forma mais aprofundada esse novo setor da economia. Não faltam, porém, materiais gratuitos no YouTube para quem quer aprender mais.

O usuário do Twitter conhecido como Viktor DeFi listou alguns cursos gratuitos para os investidores que querem aprender as bases do mercado. Apesar do conteúdo estar em inglês, eles podem ser facilmente traduzidos pelas legendas do YouTube.

Fundamentos de DeFi

Mais recente do que o mercado de criptomoedas no geral é o ambiente das finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês). O crescimento massivo de DeFi faz com que seja importante aprender sobre as bases desse ecossistema, bem como sobre sua utilidade.

Em sua lista, Viktor DeFi recomenda o “DeFi Massive Online Open Course”, organizado pela Oasis Foundation. Trata-se de um curso com 15 horas de duração e 83 lições que envolvem aprendizados sobre stablecoins, exchanges descentralizadas, contratos inteligentes, dentre outros componentes de DeFi.

Para novos investidores do mercado cripto que se perdem quando as finanças descentralizadas entram no tema, esse curso pode ajudar a conhecer mais desse setor do mercado cripto.

Garantindo a base

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, lançou um curso em 2019 explicando conceitos mais técnicos sobre a blockchain. O “Cryptocurrency Engineering and Design” não é voltado apenas aos profissionais da área técnica, atendendo também entusiastas que querem aprender mais sobre a tecnologia que sustenta o mercado cripto.

Com quase 24 horas de duração, o conteúdo aprofunda todos os conceitos utilizados frequentemente quando se fala em blockchain. Alguns deles são: forks, como são calculadas e para que servem as taxas, carteiras, canais de pagamento, Lightning Network e mecanismos de consenso.

Aos entusiastas que ficam confusos quando o tema blockchain é aprofundado, o curso do MIT pode ser uma boa forma de ampliar os horizontes.

O próximo passo

Para aqueles que já possuem um conhecimento básico sobre DeFi, Viktor DeFi recomenda o curso “Intro to DeFi”, da Universidade de Nicósia.

Com duração de aproximadamente 16 horas, o Intro to DeFi vai além dos conceitos básicos das finanças descentralizadas e analisa protocolos inseridos nesse setor. Além disso, o curso introduz temas como tokens não-fungíveis (NFTs), metaverso e como eles se relacionam.

Entusiastas do mercado de criptomoedas que já entenderam como funcionam as finanças descentralizadas e buscam algo novo podem garantir novos conhecimentos com esse curso.

Aprendendo com grandes nomes

No mercado cripto, também existem aqueles que já possuem o conhecimento, querem criar uma startup, mas não possuem o conhecimento necessário.

O fundo de capital de risco Andreessen Horowitz, ou a16z, criou a "Crypto Startup School". O curso tem mais de 10 horas de conteúdo, ensinando desde conceitos básicos de empreendedorismo, até como montar um projeto cripto seguro.

Onde aplicar?

Pessoas interessadas em trabalhar no mercado cripto sempre podem recorrer aos grants, programas de incentivo concedidos por projetos.

O Gitcoin é um protocolo que reúne propostas de grants de diferentes protocolos e permite que qualquer pessoa submeta uma ideia de projeto. Por exemplo, um entusiasta que acabou de aprender mais sobre DeFi e empreendedorismo dentro do mercado cripto pode pensar em uma solução e submeter dentro da plataforma.

Azeem Khan, head da área de parcerias do Gitcoin, conta que, para participar, basta encaminhar uma proposta e aguardar.

“Para quem busca trabalhar no mercado cripto e não sabe como, os grants são a melhor forma de começar. Há espaço para todos os tipos de profissionais, e grandes protocolos sempre estão interessados em firmar parcerias com novos talentos”, afirma Khan.

Leia mais:

  • Um dos principais fundos de capital de risco dedicado a criptomoedas e Web3, a16z está de olho na América Latina;
  • Noticias Cripto: Ledger de graça, cripto nova no Mercado Bitcoin e gol da lenda do futebol, 'Careca', vira NFT;
  • Tecnologia e finanças digitais favorecem quase 10 mil empregos na plataforma de RH Abler, Will Bank e Neon.
  • Source

    Subscribe to get our top stories

    Coin News
    App StoreApp Store