Coin News

Projeto de lei dos EUA poderá propor proibição do lançamento de novas stablecoins algorítmicas

21 Sep, 20223 min readAltcoins
Projeto de lei dos EUA poderá propor proibição do lançamento de novas stablecoins algorítmicas

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados dos EUA estaria propondo uma proibição ao lançamento de novas stablecoins algorítmicas por um período de dois anos. A proposta visa minimizar casos como o do TerraUSD Classic (USTC), que perdeu a paridade com o dólar em maio deste ano, causando um amplo contágio no mercado de criptomoedas.

O projeto de lei criminalizaria a criação ou a emissão de novas “stablecoins endogenamente garantidas”, de acordo com uma cópia do projeto obtida pela Bloomberg.

No entanto, a legislação também inclui um período de carência de dois anos para que os desenvolvedores de stablecoins algorítmicas existentes alterarem seus modelos econômicos para colateralizá-las de maneira diferente. Ou seja, criem garantias que minimizem o risco dos investidores

A definição cobriria as stablecoins que dependem do valor de outro ativo virtual emitido pelo mesmo protocolo para manter seu preço e são comercializadas com a propriedade de ser convertidas, recompradas ou resgatadas por um preço fixo.

O projeto de lei levanta preocupações na comunidade cripto em relação a stablecoins como o Synthetix USD (SUSD), por exemplo. O SUSD atualmente é colateralizado peo token nativo do protocolo, o SNX. O Synhtetix USD se enquadraria na definição proposta pela nova lei? Outras stablecoins algorítmicas com uma estrutura semelhante incluem o BitUSD, que é vinculada ao BitShares (BTS).

Those well-educated on crypto understand that Terra doesn't represent all stablecoins, Celsius wasn't DeFi, 3AC had nothing to do with the technology, etc.But as in all things, it's a lot harder to engage with those nuances than to simply say "crypto bad, regulate it to death."— Jake Chervinsky (@jchervinsky) September 19, 2022

Aqueles que possuem conhecimento sobre as criptomoedas entendem que o Terra não representa todas as stablecoins, Celsius não era DeFi, 3AC não tinha nada a ver com a tecnologia, etc.

Mas, como em todas as coisas, é muito mais difícil se envolver com essas nuances do que simplesmente dizer "cripto é ruim, regule-o até a morte".

— Jake Chervinsky (@jchervinsky)

O projeto de lei também obriga o Tesouro dos EUA a realizar um estudo sobre stablecoins algorítmicas e a consultar o Banco Central dos EUA (Fed), a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), a Corporação Federal Asseguradora de Depósitos e o Escritório do Controlador da Moeda.

É possível que o o projeto seja votado já na próxima semana, uma vez que a Bloomberg relata que o deputado democrata Maxine Waters e o republicano Patrick McHenry estão trabalhando para chegar a um acordo sobre a lei, embora não se saiba se McHenry aprovou o último rascunho do projeto.

Waters preside o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, do qual McHenry é um dos membros. Em uma audiência realizada na terça-feira, 20, ambos ouviram depoimentos de que as stablecoins lastreadas em dólares poderiam melhorar a segurança nacional devido ao prestígio e à confiabilidade que conferem à moeda norte-americana.

O USTC, anteriormente conhecido como TerraUSD (UST), é uma stablecoin algorítmica que perdeu sua paridade com o dólar no início de maio, atingindo uma baixa histórica de US$ 0,006 em meados de junho, resultando em dezenas de bilhões de dólares em perdas para os investidores.

USTC, formerly known as TerraUSD (UST) is an algorithmic stablecoin that perdeu a paridade com o dólar in early May, hitting an all-time low of $0.006 in mid-June, resulting in tens of billions of dollars worth of losses.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store