Coin News

Presidente do Coaf diz que criptomoedas não podem ficar “livres”

7 d ago3 min readOther
Presidente do Coaf diz que criptomoedas não podem ficar “livres”

O presidente do Coaf comentou sobre as criptomoedas em um evento da Febraban nesta terça-feira (20), pedindo cautela com o mercado e dizendo que sem “ordem” ele não pode ficar.

O presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Liáo, participou com o presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney, da abertura do 12.º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo.

Esse evento, online e gratuito, é organizado pela própria Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), e vai até a próxima quarta (21).

Em evento da Febraban, presidente do Coaf defende ordem para as criptomoedas

Considerado o mais importante e tradicional do setor sobre o tema de lavagem de dinheiro, o evento é aberto a profissionais de todas as áreas que se relacionam com o tema e debaterá as melhores práticas, novidades, tendências e novas tecnologias relacionadas ao assunto.

O evento foi dividido em sete painéis, sendo a avaliação do Brasil pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), desafios de PLDFT no mercado de criptoativos, as operações de crimes de lavagem de dinheiro, prevenção a lícitos ambientais e boas práticas do Setor, entre outros mais.

Durante a fala do presidente do Coaf, ele disse que as criptomoedas é um assunto hoje acompanhado pelo órgão, em conjunto com o Congresso Nacional.

Segundo ele, há uma expectativa de que o PL 4.401/2021 seja aprovado em breve, para que o Brasil tenha assim as melhores condições para tratar sobre o tema.

“É um tema de altíssimo risco para todas as economias, diante do que a gente já conhece, realmente é muito arriscado, vamos dizer assim, deixar esse mercado por mais tempo ainda sem uma ordem, uma organização, de forma a funcionar de maneira legítima, legal, sem buscar subterfúgios ou desvios de conduta que levem aqueles que creem, os investidores que creem nesses tipos de negócios possam ser submetidos a prejuízos de suas economias. Há uma obrigação do estado em proteger, vamos dizer assim, de alguma forma, esses investidores.”

Vale lembrar que recentemente o Coaf mudou as determinações para corretoras de criptomoedas, que agora não têm mais um sistema próprio para enviarem informações de clientes.

Presidente da Febraban disse que debate sobre moedas digitais deve ser enfrentado pelos bancos

Durante sua fala, Isaac Sidney também citou as criptomoedas e disse que o assunto das criptomoedas tem avançado no debate da sociedade brasileira.

Dessa forma, ele acredita que os bancos estão preparados para se unir ao assunto e participar das discussões que passam pelas criptomoedas.

“A Febraban participa ativamente de uma séria de ações da Encla. Quero ainda aqui pontuar o avanço das discussões sobre a legislação de criptoativos. Temos que enfrentar esse debate, o setor bancário já está pronto para discutir.”

Na próxima quarta-feira (21), o evento continua com mais participantes sobre o tema de prevenção à lavagem de dinheiro.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store