Coin News

Presidente do banco central francês anuncia Fase 2 do projeto de euro digital por atacado

13 Jul, 20222 min readBlockchain
Presidente do banco central francês anuncia Fase 2 do projeto de euro digital por atacado

A primeira fase de experimentos com um euro digital por atacado foi concluída e os experimentos da Fase 2 começarão este ano, disse terça-feira o governador do Banque de France, François Villeroy de Galhau. Espera-se que quatro ou cinco novos experimentos sejam lançados.

Falando no Paris Europlace International Finance Forum, o banqueiro central francês resumiu as conquistas da União Europeia na regulamentação de criptoativos sob a presidência francesa, mencionando o Regulamentos de Fundos de Transferência (Regra de Viagem) e de Mercados em Criptoativos (MiCA), especificamente.

O Eurosystem está analisando o escopo e o design de uma moeda digital do banco central do euro digital (CBDC). A principal justificativa para um euro digital de varejo é manter o papel do dinheiro do banco central na economia, mesmo que esteja “ameaçado pela revolução digital”, continuou Villeroy de Galhau. Ele falou a favor da intermediação máxima no design, observando que os intermediários têm mais experiência do que os bancos centrais com relações com clientes e medidas de Conheça seu Cliente/Anti-Lavagem de Dinheiro (KYC/AML). Ele disse:

“Acredito que o Eurosystem não deve ter o papel de gerir as participações digitais em euros: o Banque de France encerrou as suas últimas contas de clientes privados há mais de 20 anos e não pretende reabrir nenhuma.”

Uma CBDC de atacado, a ser usada para transferências interbancárias e transações similares, não será menos importante que uma de varejo, disse Villeroy de Galhau. Ele citou os casos de uso críticos de liquidação de títulos emitidos com tecnologia de contabilidade digital (DLT) e pagamentos internacionais e entre moedas. O Banque de France projetou uma tecnologia proprietária de contabilidade digital, chamada DL3S, para um potencial sistema futuro. Também produziu uma plataforma de formador de mercado automatizado com base em um modelo financeiro descentralizado, onde as liquidações de vários CBDCs poderiam ser realizadas.

Novos experimentos envolverão o teste de um protótipo de euro digital com atores privados e outros bancos centrais em preparação para a implementação do regime piloto em 2023. Villeroy de Galhau destacou a importância da interoperabilidade entre o DLT e o sistema tradicional. O DLT complementará em vez de substituir a infraestrutura tradicional, disse ele.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store