Preço do Bitcoin oscila após aumento de juros nos EUA

O preço do Bitcoin caiu drasticamente após o Federal Reserve (Fed) anunciar um aumento de 0,75% nas taxas de juros para combater a inflação nos EUA.
A maior criptomoeda por valor de mercado caiu abaixo dos US$ 19 mil após a notícia, antes de se recuperar em meio à volatilidade generalizada do mercado. O Bitcoin agora está sendo negociado em US$ 19.039, uma queda de cerca de 1% na última hora. Nos últimos sete dias, o BTC está com uma queda acumulada de 5,7%.
Analistas de mercado esperavam que o Fed voltasse a aumentar as taxas de juros hoje, desta vez entre 0,75 e 1,0 %. Bitcoin, outras criptomoedas e ações parecem ter precificado principalmente essas expectativas esta semana, embora isso não tenha impedido os comerciantes nervosos de vender mais baixo hoje.
As ações também caíram após as notícias, com o Dow Jones e o S&P 500 caindo cerca de 0,70% no momento da redação deste texto.
Mas não é só o Fed. Os bancos centrais vêm aumentando as taxas de juros para controlar a disparada dos preços. O Fed tem sido particularmente agressivo em sua abordagem porque a inflação nos EUA está com a maior alta em quatro décadas, levando os investidores a procurar refúgios seguros como o dólar americano e evitar ativos “arriscados” como ações e criptomoedas.