Coin News

Post de Elon Musk no Twitter gera enxurrada de golpes com shitcoins temáticas

1 Nov, 20223 min readBitcoin
Post de Elon Musk no Twitter gera enxurrada de golpes com shitcoins temáticas

O bilionário Elon Musk – dono da Tesla, SpaceX e agora proprietário Twitter – publicou na madrugada desta terça-feira (01) na rede social uma imagem de um cão Shiba Inu usando uma camiseta do Twitter e de frente uma abóbora de Halloween, como forma de comemorar a data. A foto também faz referência à memecoin Dogecoin (DOGE), “adotada” por ele.

Após a postagem, no entanto, golpistas criaram quase 200 de tokens para se aproveitar do investidor leigo com o clássico esquema de ‘pump and dump’, que consiste em inflar o preço de um ativo, vender os tokens e depois abandonar o projeto.

— Elon Musk (@elonmusk) November 1, 2022

Para se ter uma ideia, após a publicação do empresário, surgiram dentre dezenas de projetos ilícitos shitcoins como ‘BabyDogeTwitter’, ‘SpaceTwitterDoge’, ‘ElonDogeTwit’. Conforme apurou o Coindesk, a nova leva de memes partiu tanto da blockchain descentralizada da Binance, BNB Chain, quanto da rede Ethereum.

E não são poucos os golpistas. De acordo com a empresa de segurança baseada em blockchain, PeckShield, foram criadas quase 200 criptomoedas como tema Elon/Doge/Twitter. Uma boa parte desse total teve queda de até 100% no preço pouco após o lançamento.

“Mais de 67 desses tokens caíram 90% nas horas seguintes à sua emissão, com 45 tokens caindo 100%. Isso cumulativamente levou a perdas de milhares de dólares entre os investidores que apostaram nos tokens recém-emitidos na esperança de uma valorização dos preços a longo prazo”, tweetou a empresa.

A empresa detectou ainda 42 projetos cujos protocolos permitem alteração de permissão, ou seja, o golpista pode mandar todos os ativos vinculados para a carteira que desejar.

As informações da PeckShield não são uma surpresa, pois constantemente aparecem projetos ilícitos. Em março deste ano, por exemplo, pSHARE (PSHARE), o token do projeto The Pulse DAO, desabou mais de 98% em poucas horas após o seu criador aplicar um golpe do tipo rug pull (puxada de tapete).

#PeckShieldAlert PeckShield has detected ~169 #DOGE contracts newly created on Ethereum and BSC. ~67 tokens’ price dropped more than -90% (~45 tokens’ price dropped -100%), 42 out of them appear to be #honeypot #Dogeween — PeckShieldAlert (@PeckShieldAlert) November 1, 2022

Doge dispara 100% após anúncio Elon Musk

No último fim de semana, outro tweet de Musk também desencadeou uma grande alta no preço do DOGE, que saltou mais de 100%, batendo na casa dos US$ 0,15, e em um momento que o mercado também já ensaiava crescimento após passar semanas estagnado.

O motivo da alta do DOGE foi a notícia da compra do Twitter pelo empresário em um acordo de US$ 44 bilhões, o que fez da criptomoeda meme a mais valorizada de todo o mercado no mês de outubro.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto. Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store