Coin News

Plataforma DeFi baseada na Polkadot sofre ataque hacker e stablecoin cai 99%

15 Aug, 20222 min readAltcoins
Plataforma DeFi baseada na Polkadot sofre ataque hacker e stablecoin cai 99%

A stablecoin nativa da Acala, aUSD, da plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) baseada na blockchain Polkadot (DOT), caiu 99% no domingo (14) depois que hackers exploraram um “bug” em um pool de liquidez recém-implantado para cunhar 1,28 bilhão de tokens.

De acordo com os desenvolvedores da Acala, o bug foi causado por uma configuração incorreta do pool de liquidez iBTC/aUSD logo após o lançamento no domingo. Um pool de liquidez é uma pilha digital de criptomoedas bloqueada em um smart contract (contrato inteligente), o que resulta na criação de liquidez para transações mais rápidas em exchanges descentralizadas (DEXs) e protocolos DeFi.

Depois de perceber o ataque, a equipe da Acala desativou a funcionalidade de transferência do restante de “aUSD que foi incorretamente cunhada” na parachain, isto é, uma rede individual que funciona em paralelo para criar um ecossistema interoperável.

Uma carteira que se acredita pertencer ao invasor ainda contém cerca 1,27 bilhão de aUSD. A rede pediu a hackers de chapéu branco – que realizam ataques para testarem e descobrirem falhas em sistemas, sem roubarem dinheiro –, para devolverem os fundos roubados aos endereços Polkadot ou Moonbeam.

Detetives on-chain (da blockchain) apontaram que o invasor que cunhou 1,28 bilhão de dólares australianos não foi a única pessoa a tirar proveito do bug – vários outros usuários supostamente roubaram milhares de dólares em DOT do pool de liquidez.

Lançada no início deste ano, a aUSD estava mantendo com sucesso sua paridade de 1:1 com o dólar americano até o hack. Após o ataque, contudo, o preço do aUSD caiu de cerca de US$ 1,03 por token para US$ 0,009.

Os desenvolvedores da Acala disseram na noite de domingo que continuariam rastreando a atividade na blockchain para resolver o erro da aUSD e tentar restaurar a paridade com o dólar.

Até o momento desta publicação a Acala não tinha respondido a um pedido de comentário do CoinDesk.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store