Coin News

Placas de vídeo são vendidas por quilo após fim da mineração de Ethereum

5 d ago3 min readMining
Placas de vídeo são vendidas por quilo após fim da mineração de Ethereum

A demanda por placas de vídeo para minerar criptomoedas caiu tanto que agora elas estão sendo vendidas por quilo no Vietnã, onde os vendedores relatam baixa demanda pelas GPUs.

Le Thanh, um autoproclamado ‘Rei das placas de vídeo’, postou um vídeo no Facebook onde um vendedor entediado estava sentado o dia todo vendendo GPUs e afugentando as moscas.

Uma pessoa chega em uma scooter e leva algumas GPUs em um saco após fazer um pagamento usando o smartphone.

Mineração de Ethereum

Um dos desafios que a indústria enfrentou desde a atualização do Ethereum foi a queda nos preços das placas de vídeos. O uso das unidades de processamento gráfico (GPUs) na mineração de criptomoedas aumentaram ao longo dos anos porque se mostraram muito eficientes.

As empresas de GPU tiveram grandes lucros devido ao aumento da demanda dos mineradores de Ethereum. No entanto, não é mais assim, pois o preço das GPUs caiu drasticamente nos últimos meses após a atualização.

A demanda por GPUs caiu significativamente após a atualização do Ethereum para Proof of Stake (PoS), que removeu os mineradores da blockchain.

Nenhuma outra criptomoeda conseguiu absorvê-los, com dados de setembro já mostrando um declínio de 10% nos preços das GPUs.

Outubro é o primeiro mês em que o ethereum é totalmente PoS. Os dados de preços ainda não foram divulgados, com os lucros do terceiro trimestre da AMD sendo publicados amanhã, enquanto a Nvidia será em novembro.

Ambos, no entanto, cobrirão os meses em que o Ethereum ainda era minerado com GPUs. Não será até os dados do quarto trimestre que veremos o efeito que a mineração de ethereum teve nos preços das GPUs.

GPUs em queda

Em locais próximos à produção das GPUs os efeitos já estão sendo sentidos em um sinal de superprodução.

O mercado pode, portanto, começar a ser inundado à medida que a oferta se move de áreas locais para mais globalmente, onde GPUs por quilo são improváveis, mas preços mais baixos devem ser esperados.

Os preços das GPUs na China também caíram. As demandas dos mineradores por placas caras, como GeForce RTX 3080 e RTX 3090, tornaram-se baixas e causaram uma redução no preço para três vezes os preços de fábrica.

De acordo com mineradores do país, a RTX 3080 caiu mais de 37% nos últimos três meses, passando de 8.000 yuans (US$ 1.140) para menos de 5.000 yuans (US$ 712).

Alguns pesquisadores estimam que os preços das GPUs estão caindo em média 10% a cada semana, e apesar da queda nos preços das GPUs afetarem negativamente muitos negócios, muitos acreditam que marca o fim de dois anos de pesadelo, pois muitos vendedores de GPUs aumentavam os preços o mais alto possível devido à alta demanda dos mineradores.

Agora, portanto, gamers, designers, editores de vídeo e até animadores 3D podem voltar a sorrir com os preços voltando ao normal.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store