Coin News

PF começa curso de criptomoedas após grandes operações contra pirâmides

25 Oct, 20223 min readOther
PF começa curso de criptomoedas após grandes operações contra pirâmides

A PF começa um curso de dois dias sobre criptomoedas nesta terça-feira (25), apresentando para agentes os resultados de operações recentes contra esquemas que se utilizaram dessa tecnologia no Brasil.

O curso fechado a agentes da Polícia Federal começa com uma introdução sobre o tema, palestra que será apresentada pela Chefe da Divisão de Repressão aos Crimes Financeiros, Aline Pedrini.

Em seguida, com apresentação do procurador Alexandre Senra, os agentes conhecerão os recursos mínimos que um investigador deve conhecer para ser eficiente na busca por criptomoedas.

Além disso, o curso apresentará o conceito de blockchain e criptomoedas com ênfase na investigação policial, sob o comando do agente da PF, Agostinho Gomes, que hoje é Adido policial na Bolívia.

Curso de criptomoedas da PF falará de caso contra o Faraó dos bitcoins

Em 2021, uma das maiores investigações da Polícia Federal foi contra uma empresa de Cabo Frio chamada GAS Consultoria, que tinha como líder Glaidson Acácio dos Santos e sua esposa, a venezuelana Mirelis Zerpa.

A operação foi batizada de Kryptos e mirava o faraó dos bitcoins, sendo que na última semana alcançou sua sexta fase após a prisão de mais um cúmplice do esquema.

O nebuloso caso será apresentado para outros policiais nesta terça, que poderão conhecer os detalhes da grande operação que já efetuou prisões no Brasil e no exterior.

Para fechar o primeiro dia da capacitação, a Polícia Federal aprenderá sobre como funcionam as corretoras de criptomoedas e seus métodos de compliance.

Operação da PF que prendeu líderes da Trust Investing será tema de palestra

A capacitação aos agentes da PF se estende até a próxima quarta-feira (26), abrindo com a palestra sobre o papel do Serviço de Operações a Crimes Financeiros (SOFIN), e sua relação com as criptomoedas hoje.

Chama atenção que a Operação “La Casa de Papel”, que prendeu vários líderes da Trust Investing no Brasil na última semana, será um dos temas apresentados aos agentes da PF. Essa era mais uma pirâmide financeira que prometia aos clientes rendimentos de 300% ao ano, mas que há meses não honrava com os saques.

Em setembro de 2022, a Operação Colossus foi outra deflagrada contra várias corretoras de criptomoedas que a PF encerrou, sendo essa mais um tópico do curso.

Para finalizar o treinamento, os agentes ainda poderão conhecer métodos de investigação em criptomoedas, que devem fundamentar futuras operações pelo Brasil contra crimes que tem utilizado essa nova tecnologia financeira.

Apesar deste ser um curso fechado para agentes da PF, fica claro que as instituições públicas brasileiras estão se capacitando sobre o assunto e atuando com atenção contra crimes no setor.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store