Coin News

Novo no Bitcoin? Especialista destaca 10 conceitos básicos para quem está começando nas criptomoedas

6 d ago5 min readBitcoin
Novo no Bitcoin? Especialista destaca 10 conceitos básicos para quem está começando nas criptomoedas

Desde o seu lançamento em 2009 o Bitcoin vem ganhando cada vez mais espaço no mundo das finanças. Além disso, a tecnologia blockchain, que deu vida as criptomoedas, em ajudando a transformar o cenário das finanças em todo o mundo por meio dos contratos inteligentes.

Mas, para quem ainda é novo nesse mercado, todos estes termos podem parecer complicados em um primeiro momento, no entanto, conhecer eles é fundamental para entender porque as criptomoedas, que nasceram sem apoio de qualquer governo ou empresa, ganharam o mundo.

Para isso o Cointelegraph conversou com Santiago Alvarado, Vice Presidente de Produto da Bitso, que elencou 10 conceitos básicos que todo mundo que está começando no mercado de criptoativos deve conhecer. Confira.

Bitcoin

O Bitcoin deu início ao big bang do universo cripto, foi a primeira criptomoeda e deu origem a uma revolução. Nasceu em 2008 a partir de uma publicação acadêmica de "Satoshi Nakamoto", que até hoje ninguém sabe quem é. Sua tecnologia e força fizeram do bitcoin a criptomoeda mais escolhida. Por sua função de reserva de valor, é considerado “ouro digital”.

Blockchain

O que é Blockchain? Blockchain é a tecnologia que dá vida às criptomoedas. É um registro de dados compartilhado, online, transparente e imutável. É um método ideal para transferir informações de forma descentralizada. Usa criptografia para garantir a segurança e há um controle da comunidade que impede qualquer pessoa de fazer cópias ou alterações sem o consentimento de todas as partes.

Criptomoedas

O que são criptomoedas? Criptomoedas são ativos digitais baseados em blockchain, assim como o bitcoin. Existem milhares de variantes. As criptomoedas mais proeminentes são apoiadas por um projeto sério e útil no mundo real, embora também existam algumas que são puramente especulativas.

Em geral, é a comunidade que se cria em torno do projeto que começa com a adoção do ativo. Como em tudo, é melhor estudar os projetos e seu potencial antes de decidir investir em um deles.

Altcoin

O que é Altcoin? Altcoin é um termo que vem do inglês e é um acrônimo para alternative (alternativa) e coin (moeda). Todas as criptomoedas que não são bitcoin são chamadas de altcoins.

Stablecoins

O que é stablecoin? Stablecoins são criptomoedas cujo valor está diretamente ligado a um ativo externo. Por exemplo, o valor de uma stablecoin pode ser vinculado a uma moeda tradicional (FIAT) ou outro ativo, como ouro. Por exemplo, moedas como Tether (USDT), USD Coin (USDC) e Dai (DAI) mantêm uma indexação de 1:1 ao dólar americano.

Em outras palavras, eles são dólares digitais. Nem todas as stablecoins são criadas iguais. A principal diferença está no mecanismo que garante a paridade entre a stablecoin e o ativo do qual ela depende. Por exemplo, existem stablecoins sob o modelo colateralizado em que um custodiante garante ter em reserva a mesma quantidade do ativo (USD, ouro, etc.) que a stablecoin em circulação, ou stablecoins algorítmicas que não são colaterizadas, mas mantêm sua paridade através de um algoritmo que simula o valor de um ativo comprando e vendendo outros.

São a reserva de valor preferida dos poupadores mais conservadores. Dica: stablecoins colateralizadas é uma maneira fácil, rápida, segura e conveniente de se dolarizar, protegendo seu dinheiro da inflação e desvalorização.

Exchange

O que é exchange? Exchange de criptomoedas, são plataformas que servem como mercado para compra/venda de criptos, bem como para acessar as múltiplas ferramentas de investimento oferecidas pelas finanças descentralizadas (DeFi). Ou seja, se você deseja comprar criptomoedas, a primeira coisa que você precisa fazer é baixar o aplicativo de uma exchange e criar sua conta.

Dica: É sempre recomendável que você avalie a seriedade da exchange, de preferência escolhendo uma que seja regulamentada, caso o seu país possua uma lei que rege o mercado de criptoativos.

DeFi

O que é DeFi? DeFi vem do inglês Decentralized Finance, as finanças descentralizadas nasceram com a tecnologia blockchain e estão revolucionando o mundo financeiro, pois oferecem infinitas possibilidades fora do serviço bancário tradicional. Elas permitem oferecer empréstimos, investir e receber retornos e muito mais, tudo graças aos contratos inteligentes. É um mundo financeiro que não depende de intermediários.

NFT

O que é NFT? NFT ou Non Fungible Token é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Esses tokens são usados ​​para autenticar, comprar e vender obras de arte digitais. Podem ser GIFs, tweets, memes, fotos, objetos virtuais de um videogame e muito mais. Existe atualmente um grande mercado para NFTs.

HODL

O que é HODL? HODL esta é uma das palavras da comunidade cripto. Tornou-se popular devido à escrita incorreta de "HOLD" em inglês, que significa manter e armazenar uma criptomoeda. Diz respeito a evitar a tentação de vender diante das flutuações do mercado. Funciona como uma estratégia de investimento baseada na compra de ativos e mantê-los na carteira ao longo do tempo para se beneficiar de sua revalorização.

Yielding

O que é Yielding? Yielding é o termo cripto usado para se referir à obtenção de um retorno que é pago na mesma moeda ou em outra. Assim como os bancos ou fintechs lhe dão um retorno por ter seu dinheiro depositado lá, o mesmo acontece com as exchanges de criptomoedas. Por exemplo, ao ativar o Bitso+, você pode obter retornos anuais para as stablecoins e bitcoins que possui em sua carteira.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store