Coin News

Novo chefão da FTX detona Sam Bankman-Fried: “Nunca vi uma falha tão completa”

17 Nov, 20224 min readBitcoin
Novo chefão da FTX detona Sam Bankman-Fried: “Nunca vi uma falha tão completa”

O novo CEO da quebrada corretora de criptomoedas FTX, John J. Ray III, fez comunicados no processo de recuperação judicial da empresa nesta quinta-feira (17) criticando a gestão feita Sam Bankman-Fried, criador da exchange e seu antecessor no cargo

“Nunca na minha carreira eu vi uma falha tão completa de controles corporativos e tanta ausência de informações financeiras confiáveis como ocorre aqui”, afirmou o executivo.

“De sistemas compromissados e uma fiscalização regulatória fraca até a concentração de poder na mão de poucos indivíduos inexperientes, pouco sofisticados e potencialmente compromissados, a situação não tem precedentes”, completou.

Não é a primeira vez que John Ray, advogado e novo CEO da FTX, trabalha com empresas multibilionárias que acabam em falência. Ray supervisionou anteriormente o polêmico processo de falência de US$ 23 bilhões da Enron, uma empresa de energia.

Mais cedo nesta quinta, após dias de tweets enigmáticos e controversos de Bankman-Fried, Ray já havia ido ao Twitter para distanciar a empresa de seu fundador e ex-garoto-propaganda.

O novo CEO usou a conta oficial da FTX no Twitter para enfatizar novamente a mudança de liderança na exchange quebrada. Ray aparentemente não apoia o novo senso de “transparência” de Bankman-Fried, já que o ex-líder continua twittando desculpas e outras reflexões que viram manchetes e irritam os investidores lesados.

“Como anunciado anteriormente, o Sr. Bankman-Fried renunciou no dia 11 de novembro da [FTX], FTX US, Alameda Research e suas subsidiárias, direta e indiretamente, detidas”, diz a declaração de Ray no Twitter. “O Sr. Bankman-Fried não tem nenhum papel permanente na [FTX], FTX US, ou Alameda Research e não fala em seu nome.”

(1/3) Statement from John Ray, Chief Restructuring Officer and CEO of @FTX_Official, regarding Mr. Bankman-Fried’s recent public statements:— FTX (@FTX_Official) November 16, 2022

Polêmicas

A mensagem do novo CEO da FTX vem depois do Vox ter publicado uma reportagem contendo uma série de mensagens diretas do Twitter enviadas por Bankman-Fried (SBF) a um repórter na noite passada. Em meio a uma longa conversa, o Vox perguntou à SBF se seu foco no altruísmo rentável e no resgate de empresas de cripto era “principalmente um fachada.”

“Sim”, respondeu Bankman-Fried. “Quero dizer, isso não é tudo, mas é muito.”

This is truly wild.Vox Media directly asks SBF of FTX is the “ethics stuff” was “mostly a front.”Sam answers: “yeah. I mean that’s not *all* of it but it’s a lot. — unusual_whales (@unusual_whales) November 16, 2022

Agora, SBF twittou que estava conversando com “um amigo” e que as suas mensagens “não tinham a intenção de serem públicas, mas acho que são agora.” Ele não nomeou especificamente o repórter do Vox , mas seus tweets vieram logo após a publicação da reportagem. Os DMs compartilhados de SBF indignaram ainda mais alguns nomes na indústria cripto.

Essas mensagens e outras que ele compartilhou publicamente no Twitter são as últimas tentativas de Bankman-Fried de esclarecer o súbito colapso da sua antiga empresa. O desenrolar da FTX deixou potencialmente mais de um milhão de clientes sem acesso aos seus fundos, e deu início a um aparente contágio que também está impactando outras empresas cripto.

Em 13 de novembro, dois dias depois que a FTX entrou com pedido de recuperação judicial, Bankman-Fried deixou o cargo de CEO. O ex-bilionário então começou a postar tweets de uma única palavra e de uma única letra que mais tarde juntos geravam a frase: “o que aconteceu?”

“Vou ver o que aconteceu”, continuou Bankman-Fried, acrescentando que queria focar-se na situação atual. Ele finalmente começou uma longa thread sobre a FTX e a Alameda Research, ambas co-fundadas por SBF.

“Meu objetivo—meu único objetivo—é fazer o que é certo pelos clientes”, disse ele, alegando que está se reunindo com os reguladores e fazendo o que pode para ajudar os usuários afetados pelo colapso da FTX. No entanto, a tendência de Bankman-Fried de compartilhar informações publicamente não parece estar de acordo com a nova liderança da FTX.

12) To the best of my knowledge, as of post-11/7, with the potential for errors:a) Alameda had more assets than liabilities M2M (but not liquid!)b) Alameda had margin position on FTX Intlc) FTX US had enough to repay all customersNot everyone necessarily agrees with this— SBF (@SBF_FTX) November 15, 2022

Atualmente, Bankman-Fried está sob investigação nas Bahamas depois que surgiram relatos de que ele pretendia fugir para Dubai, um país sem acordo de extradição com os EUA.

Em dezembro, o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos chamará Bankman-Fried para testemunhar perante ao Congresso sobre o colapso da sua empresa outrora proeminente.

*Com informações do Decrypt.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store