Coin News

NFTs são apenas especulações, diz alerta de empresa de segurança

20 Aug, 20222 min readNFT
NFTs são apenas especulações, diz alerta de empresa de segurança

Um novo alerta emitido pela ESET aos investidores de NFTs indica que os tokens não fungíveis são apenas para especulações. Esse seria apenas um dos riscos que as pessoas poderiam ter ao se envolver com a nova classe de ativos digitais.

Desde 2021, o mercado de colecionáveis registrados em blockchain movimentou bilhões de dólares.

Considerado promissor por investidores iniciantes a verdade pode ser totalmente oposta segundo o novo levantamento da empresa de segurança cibernética.

A situação fica ainda mais preocupante no Brasil, ao se considerar que neste país está o segundo maior número de investidores associados a essa tecnologia.

ESET emite alerta de riscos sobre especulações com NFTs

Em um novo estudo feito pela ESET e compartilhado com o Livecoins, a empresa afirma que o mercado de NFTs atual pode levar os investidores para várias armadilhas.

Entre os riscos encontrados pelo levantamento de dados da empresa, ameaças como ataques phishing, esquemas de pump e dump e o custo das transações em blockchain foram alguns dos problemas.

De acordo com Jake Moore, Global Security Advisor da ESET, os NFTs são especulações sem nenhuma evidência real.

“Defensores e investidores iniciais afirmam que os mercados da NFT criaram a estrutura para uma nova economia digital e há muitas pessoas animadas com o futuro dessa tecnologia. O medo de perder algo que alguns sentem é alto, e isso é óbvio quando vemos imagens de baixa resolução dos macacos da série Bored Ape, memes ou mesmo NFT que pousam no metaverso e podem custar milhares de dólares. Estamos potencialmente em uma evolução e sempre há dinheiro para fazer neste cenário. Mas NFTs são especulação, ou mesmo apenas uma suposição sem nenhuma evidência real. O importante é ter cuidado e ficar protegido enquanto desfruta de inovações tecnológicas.”

Como se proteger dos riscos com NFTs?

Mesmo considerando os NFTs um mercado de alto risco, o executivo Jake Moore não descarta a possibilidade de que no futuro a arte migre para os NFTs, que dão mais controle aos artistas sobre suas obras, assim como sua precificação mais justa.

Se os NFTs então não são apenas especulações e com alto risco, a empresa alerta que os investidores devem ter pelo menos cinco pontos de atenção ao se envolver com esses colecionáveis, sendo:

  • Certifique-se de que as chaves privadas ou frases semente para acessar os criptoativos permaneçam em um lugar realmente seguro; nunca as compartilhem com ninguém.
  • Se você receber uma mensagem direta de alguém que afirma ser um fundador, celebridade ou influenciador, não responda ou clique em links que possa compartilhar. Infelizmente, é assim que há golpes.
  • Se você ainda quiser comprar um NFT, faça sua pesquisa para ter certeza de comprar o item de uma conta verificada. Não é uma má ideia procurar a marca azul ao lado do perfil do artista no mercado NFT, embora não seja de forma alguma uma garantia da legitimidade da conta.
  • Se você comprar um NFT, tente também tomar posse do ativo tangível ou digital (na forma de um arquivo JPEG, MP3 ou PDF) diretamente. Isso nem sempre é possível, mas ajuda a confiar que o que você está comprando é genuíno. Novos golpes estão aparecendo na cena da NFT o tempo todo.
  • A melhor maneira de evitar novas e existentes modalidades de golpes é se manter informado e investigar.
  • Source

    Subscribe to get our top stories

    Coin News
    App StoreApp Store