Coin News

'NFT é uma tecnologia para construir soluções e não apenas investimento financeiro', diz CEO da InspireIP

22 Jul, 20225 min readNFT
'NFT é uma tecnologia para construir soluções e não apenas investimento financeiro', diz CEO da InspireIP

O inverno cripto não deve ser lamentado, pois é uma ótima oportunidade para que as pessoas e o mercado mudem sua percepção sobre a real utilidade dos NFTs (tokens não fungíveis) , afirmou Caroline Nunes, fundadora e CEO da InspireIP em entrevista exclusiva ao Cointelegraph Brasil.

Cabe a desenvolvedores e criadores do espaço aproveitarem a temporada de baixa dos mercados para criar produtos e soluções inovadores que transformem os NFTs em um meio, mais do que um fim em si, diz a empreendedora.

Pioneira em registro de direitos autorais através da tecnologia blockchain, a startup brasileira InspireIP está lançando uma atualização do seu marketplace de NFTs sob a marca Origgio na quinta-feira, 21, adicionando novos recursos e funcionalidades para que criadores e produtores de conteúdo possam fazer a transição para o ambiente descentralizado da Web3. Com isso, pretende contribuir para o desenvolvimento do ecossistema brasileiro dedicado a produtos e soluções descentralizados de uma internet focada nos usuários.

Baseado na blockchain da Polygon (MATIC), a Origgio nasce como o primeiro e maior marketplace sustentável de NFTs e criptoativos da América Latina. Não permissionada, a Origgio é totalmente aberta aos criadores para que eles possam criar e comercializar ativos digitais sob o formato de tokens não fungíveis de forma descomplicada, oferecendo maior flexibilidade, agilidade e alto grau de segurança do trabalho, a partir de contratos inteligentes auditados, explicou Nunes:

"A gente está inaugurando novamente nossa plataforma de NFTs. Então, a gente reconfigurou a plataforma de NFTs que a gente já tinha e deixou ela com uma nova cara, adicionando novas funcionalidades. Agora, o usuário consegue entrar na plataforma para criar seus próprios NFTs. Consegue deixar plataforma com a cara que ele quiser. Além disso, tem várias ferramentas que nenhuma outra plataforma tem, como por exemplo ferramentas de marketing, ferramentas de engajamento, ferramenta de criação de comunidade. A ideia é realmente conceder todo poder aos criadores para que eles não precisem contratar vários serviços de terceiros para fazerem seus projetos rodarem.

O marketplace de NFTs original da InspireIP fora inaugurado no começo de 2021, com foco no registro de direitos autorais. À medida que o hype em torno da nova tecnologia tornou-se um dos principais vetores de crescimento da indústria de criptomoedas e tecnolgia blockchain, a InspireIP expandiu o foco de suas operações.

Como uma das empresas brasileiras pioneiras de um setor que movimentou mais de US$ 40 bilhões apenas no ano passado, a InspireIP foi responsável pelo primeiro leilão de arte em NFT do Brasil em junho do ano passado, com uma versão tokenizada do quadro Fronteira Físico/Digital, do artista plástico baiano Bel Borba, e realizou diversos projetos em parceria com grandes empresas, como o Spotify e o SBT, por exemplo.

O lançamento da Origgio visa desvincular as principais áreas de atuação da startup em duas marcas diferentes. Repaginada, a InspireIP permanece focada no registro de propriedade intelectual, enquanto a Origgio estará totalmente focada em produtos e soluções para Web3 e NFTs, explicou Nunes:

"Quando a gente criou a plataforma de NFT, a gente pensou em focar em direitos autorais, que está no Core Business da InspireIP. Só que quando a gente lançou nossa plataforma, várias marcas se interessaram em fazer alguma coisa envolvendo NFTs, muito por causa do hype. Agente acabou pegando essas campanhas de marcas e deixou um pouco de lado o B2C [business-to-consumer]. Agora, a gente que a gente quer focar nisso, e a questão de ser a mesma marca InspireIP tanto para propriedade intelectual quanto para NFTs acaba confundindo muita gente. As pessoas ficavam sem saber o que que era registro de propriedade intelectual e o que que era criar um NFT. Então a gente passou por um por um processo de rebranding que resultou no lançamento da Origgio."

Apesar do foco da nova plataforma no modelo B2C, a Origgio vai continuar prestando serviços para marcas e empresas, oferecendo soluções complexas para campanhas e eventos baseados em NFTs e no metaverso.

NFTs no inverno cripto

O lançamento do Origgio em pleno inverno cripto está em perfeita adequação à máxima da indústria de criptomoedas e tecnologia blockchain que diz que tempos de baixa do mercado são os melhores momentos para desenvolvimento de novos produtos e soluções disruptivas capazes de impulsionar o mercado rumo a novas máximas no futuro.

O mercado de NFTs manteve-se em alta até o início deste ano, mas acabou sucumbindo junto com os demais setores diante do cenário macroeconômico desfavorável e dos eventos de colapsos e falências que abateram a indústria no segundo trimestre deste ano.

Para a CEO da InspireIP, as profecias apocalípticas de que a era dos NFTs já faz parte do passado ou de que a tecnologia fracassou são naturais devido ao atual estágio do mercado. Por outro lado, para os desenvolvedores, trata-se de um momento para investir em novos casos de uso e soluções inovadoras, afirmou:

"Muita gente falou: a web3 vai morrer agora com o inverno cripto. NFT já era. Mas eu acredito que esse inverno cripto está servindo para as pessoas pararem de olhar NFT como um fim e começarem a olhar para NFT como um meio. Então, as pessoas começam a encarar NFT como uma tecnologia, como uma ferramenta para construir soluções. E não somente como uma forma de investimento. Então, eu acredito muito na utilização do NFT, do token, para criação de soluções, porque é uma tecnologia fantástica. Eu acho que o inverno cripto é uma ótima oportunidade para o amadurecimento da tecnologia, mudando o sentimento das pessoas e do mercado em relação aos NFTs."

A íntegra da entrevista com a CEO e fundadora da InspireIP pode ser assistida no canal do Cointelegraph Brasil no Youtube.

Recentemente, Caroline Nunes escreveu um texto exclusivo para o Cointelegraph Brasil em que projeta a evolução e o futuro dos NFTs.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store