Coin News

NFT Day: conheça a data e coleção que dará NFTs grátis

20 Sep, 20224 min readNFT
NFT Day: conheça a data e coleção que dará NFTs grátis

O dia 20 de setembro é uma data especial para colecionadores de tokens não fungíveis (NFT). É nesta data que celebra-se o Dia Internacional dos NFT.

A data surgiu para celebrar a origem do padrão que formou os NFTs, criado pelo Dapper Labs. E como forma de celebração, várias coleções estão em destaque nas grandes plataformas de negociação do mercado. Entenda agora a origem da data e como obter um NFT de graça.

Data marca criação de padrão

A escolha do dia 20 de setembro como Dia Internacional dos NFTs tem a ver com o ano de 2017. Na época, o mercado de criptomoedas vivia o auge da expansão, que iria gerar as máximas das criptomoedas no final daquele ano.

Em 20 de setembro de 2017, a diretora de tecnologia do Dapper Labs, Dete Shirley, cunhou o termo NFT para se referir aos tokens não fungíveis. Na época, Shirley escolheu o nome para se referir a uma nova tecnologia que surgiu com o padrão ERC-721.

Anteriormente, houve tentativas de criar padrões para tokens não fungíveis no Bitcoin (BTC), através das colored coins. Esta tecnologia permitia diferenciar criptomoedas através da gravação de metadados, fazendo com que elas valessem mais do que outras.

No entanto, o BTC se mostrou pouco prático para a expansão desse tipo de padrão, que surgiu muito antes do ERC-721. Portanto, a criação dos NFTs no BTC não deu certo e, dessa forma, a rede Ethereum assumiu esse papel.

Os NFTs hoje

Em primeiro lugar, cabe explicar o que são os NFTs. Eles são tokens criptográficos exclusivos ou colecionáveis ​​digitais no blockchain.

A criação de um NFT é chamada de “cunhagem” (mint, em inglês) e a capacidade de possuir NFTs é segura, verificável e sob total controle do proprietário. Ou seja, qualquer pessoa consegue verificar ou provar se alguém é dono de um NFT através da blockchain.

Qualquer ativo digital pode se tornar um NFT: imagens, arte, música, vídeos – a lista é interminável. Além disso, os usos dos NFTs também são ilimitados. Por exemplo, um artista pode criar um NFT que concede aos seus fãs o direito de acessar conteúdo exclusivo ou ter acesso diferenciado em eventos.

Desde o 20 de setembro, os NFTs tornaram-se não apenas uma indústria própria, mas um fenômeno cultural onde as comunidades são construídas e as pessoas se reúnem. Nesse sentido, a primeira coleção a adquirir o status de fenômeno foi o CryptoKitties, que traziam imagens diferentes de gatos.

Os CryptoKitties chegaram em dezembro de 2017, no auge da valorização das criptomoedas e meses após o lançamento do ERC-721. A coleção chegou a causar sobrecarga no Ethereum, tamanha foi a demanda pelos gatinhos.

Cinco anos depois, os NFTs fazem parte da cultura pop e suas coleções retratam momentos esportivos incríveis, arte de tirar o fôlego, e outros animais. Além dos gatos, os macacos ganharam fama através da coleção Bored Ape Yatch Club (BAYC), uma das maiores famosas do mercado.

Como resultado, o Dia Internacional da NFT tem tudo a ver com celebrar os criadores e colecionadores da comunidade NFT. É também um dia para as pessoas aprenderem sobre NFTs e começarem com sua própria coleção.

Consiga NFTs de graça

Uma delas é a SpaceBots, coleção criada pelo estúdio Daz 3D para homenagear a data e que qualquer pessoa poderá mintar os NFTs. De acordo com o Daz 3D, a coleção terá 9.888 NFTs com temas espaciais e ligados à ficção científica.

A coleção começará a distribuir os NFT às 17h (horário de Brasília) e uma contagem regressiva já está ativa no site da Coinbase NFT, local onde ocorrerá o airdrop dos NFTs. Cada NFT será gratuito – o usuário precisa pagar apenas a taxa de cunhagem.

Para adquirir o NFT, basta se cadastrar na plataforma de NFT da Coinbase e conectar uma carteira que tenha suporte a NFTs. Em seguida pague a taxa de cunhagem do NFT e pronto, você receberá o token direto na sua carteira.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store