Coin News

Mt. Gox: Rumor sobre despejo de 137 mil bitcoins espalha pânico no mercado; entenda o caso

28 Aug, 20224 min readBitcoin
Mt. Gox: Rumor sobre despejo de 137 mil bitcoins espalha pânico no mercado; entenda o caso

Rumores sobre um grande despejo de 137.000 bitcoin que supostamente seria feito pela antiga corretora de criptomoedas Mt. Gox neste domingo (28), causou pânico em muitos investidores e pode ter ajudado a derrubar o bitcoin abaixo de US$ 20 mil pela primeira vez no mês.

No entanto, todo esse alvoroço pode ser em vão. Sem uma confirmação oficial vindo da equipe da Mt. Gox, a história se espalhou no Twitter após perfis como @esatoshiclub e @TheAltcoinHub afirmarem que o despejo do equivalente a R$ 14 bilhões em bitcoin aconteceria neste final de semana.

“Mt. Gox *NÃO* está distribuindo moedas nesta semana, ou na próxima semana, ou na semana seguinte”, escreveu o especialista em criptomoedas, Eric Wall, que foi um dos investidores que perdeu dinheiro quando a exchange foi hackeada em 2014.

PSA: MtGox is *NOT* distributing any coins this week, or the next week, or the week after that.Source: I’m a MtGox creditor. The repayment system is not live yet.Next step: Go and block @TheAltcoinHub for spreading this misinfo.— Eric Wall (also supports X ) (@ercwl) August 27, 2022

Como um dos credores que será beneficiado pelo pagamento da quantia devida, ele conta que o sistema de reembolso sequer está ativo ainda. “No estado atual, você ainda não pode registrar para onde (qual exchange) deseja que seu BTC e BCH sejam enviados [pela Mt. Gox]”, explicou.

Ele ressaltou que não há um cronograma oficial de reembolso, compartilhando uma nota da Mt. Gox que diz que “no momento, não há nenhuma palavra oficial sobre quando esperar os reembolsos. No entanto, espera-se que em um próximo aviso do administrador, os credores receberão instruções sobre como enviar dados bancários dentro do Sistema para facilitar o processo de reembolso”, algo que Wall afirma ainda não ter ocorrido.

Tim Copeland, o editor de notícias do The Block, divulgou nesta manhã uma mensagem em que Mark Karpelès, o ex-CEO da Mt. Gox, diz ser “100% fake” o boato de que a empresa iria fazer todos os reembolsos hoje.

full convo (and yh i added as contact in between screenshots to save for myself) — Tim Copeland (@Timccopeland) August 28, 2022

No Twitter, o analista Michaël van de Poppe também afirmou que “A Mt. Gox não vai soltar bitcoin, e atrasará a distribuição, mais uma vez”. “Todo o espaço cripto estava se estressando muito com isso, mas sem motivo”, afirmou.

Os reembolsos da Mt. Gox

Mt. Gox foi uma das primeiras exchanges do mercado e era responsável por 70% de todas as transações de bitcoin no mundo em 2014. Até que naquele ano, a corretora baseada no Japão perdeu 850 mil BTC em um infame ataque hacker que entrou para a história do setor cripto.

Ao longo dos últimos oito anos, os investidores lutaram na justiça para que os responsáveis pela empresa encontrassem uma forma de reembolsá-los pelo dinheiro perdido no ataque.

A história voltou à tona neste final de semana porque, em um documento de julho deste ano que trata sobre o plano de reembolso elaborado pelo procurador Nobuaki Kobayashi, dizia que os pagamentos deveriam começar no final de agosto, mas sem citar uma data específica.

“Não houve nenhuma saída [de fundos] da Mt. Gox. As reservas das exchanges ainda estão baixas e continuam como uma cidade fantasma”, escreveu neste domingo o analista cripto @JA_Maartun, utilizando dados do CryptoQuant.

There haven’t been any outflows from Mt. Gox Exchange Reserves are still flat and remains to be a ghost-town.. — Maartunn (@JA_Maartun) August 28, 2022

Mesmo que os reembolsos da Mt. Gox comecem a ser executados nos próximos dias, especialistas do mercado afirmam que o processo completo de pagamento aos investidores será realizado por etapas e pode levar meses para ser concluído.

Além do mais, a expectativa é que uma parte significativa de credores escolha fazer hold dos bitcoins recebidos ao invés de despejá-los no mercado.

What are you doing with you MtGox 15% BTC payout?— DETERMINISTIC OPTIMISM (@nvk) July 7, 2022

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store