Coin News

Mixer de Bitcoin é acusado de ser armadilha criada pelo governo dos EUA

22 min ago3 min readBitcoin
Mixer de Bitcoin é acusado de ser armadilha criada pelo governo dos EUA

Após desmascarar Do Kwon da LUNA, FatMan agora está com uma nova teoria, de que o governo dos EUA estaria por trás de um famoso mixer de Bitcoin, o ChipMixer, ferramenta usada para aumentar o anonimato de transações.

Como argumento, ele destaca que os EUA sancionaram o Tornado Cash neste ano, mas nada foi feito com o ChipMixer até agora, apesar de seu tamanho. Indo além, também aponta que há uma grande diferença entre os dois em termos de privacidade.

“Suspeito que [as sanções] tenham acontecido porque eles se sentiram altamente ameaçados pela chegada do anonimato verdadeiro fornecido pelo Tornado Cash”, escreveu FatMan. “Por outro lado, embora o ChipMixer forneça anonimato externo, há uma grande diferença. O operador do ChipMixer tem acesso completo a todas as transações — desanonimizadas!”

Seguindo, nota que o modelo financeiro do ChipMixer não gera lucros a seus criadores. Ou seja, com altos gastos em marketing e sem cobrar taxas — sobrevivendo apenas de doações — o serviço dependeria de uma pessoa disposta a torrar dinheiro.

“10 milhões de dólares é muito dinheiro para a maioria, mas para a CIA ou a NSA, é um erro de arredondamento.”

Além disso, tal pessoa estaria arriscando passar anos na cadeia conforme estaria violando leis anti-lavagem de dinheiro. Portanto, seria difícil imaginar que alguém estaria oferecendo isso de graça.

“O ChipMixer tem sido usado por vários criminosos de alto nível, como os hackers da Ronin (da Coreia do Norte!) e os hackers da Binance. Alguns até foram identificados e capturados após o uso [do ChipMixer], como os hackers do Twitter.”

“Esta é uma operação secreta, portanto não haverá admissão aberta ou link provável, mas com base no raciocínio acima […] está claro para mim que o ChipMixer é uma armadilha de um grande governo mundial, provavelmente os EUA.”

Por fim, também destaca que os EUA possuem algumas operações secretas semelhantes, como interceptações de chamadas de telefone que permaneceram em sigilo por anos até que o público soubesse das mesmas. Ou seja, poderiam estar fazendo o mesmo agora.

Seguidores discordam de que os EUA estariam envolvidos

Ainda que FatMan aponte que a própria CIA já afirmou estar extremamente envolvida com criptomoedas, alguns de seus seguidores discordaram de sua teoria.

Um deles lembra que organizações criminosas perdem uma proporção significativa de seus fundos durante a lavagem dos mesmos. Sendo assim, tal mixer poderia estar sendo operado por hackers, por exemplo, com os custos de operação e marketing sendo mais baratos que o uso de outra plataforma.

“Alguns milhões de dólares para promover e executar o mixer é uma gota em um balde se isso significar mais atividade e ofuscação mais eficaz.”

Por fim, é difícil encontrar ligações sólidas além de especulações. De qualquer forma, o FBI já se passou por assassino de aluguel para prender uma mulher que tentava pagar pela morte de seu marido usando criptomoedas.

Portanto, nada impede que o governo tenha suas ferramentas secretas, como mixers, para solucionar casos que envolvem roubos de bilhões de dólares em bitcoin.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store