Coin News

Mercado de baixa do Bitcoin durará '2-3 meses no máximo' – Entrevista com o analista de BTC Philip Swift

14 Oct, 20228 min readBitcoin
Mercado de baixa do Bitcoin durará '2-3 meses no máximo' – Entrevista com o analista de BTC Philip Swift

O Bitcoin (BTC) pode sofrer mais em um futuro próximo, mas a maior parte do mercado em baixa já está “provavelmente” para trás.

Essa é uma das muitas conclusões de Philip Swift, o popular analista on-chain cujo recurso de dados, LookIntoBitcoin, rastreia muitos dos indicadores de mercado Bitcoin mais conhecidos.

Swift, que junto com o analista Filbfilb também é cofundador da suíte de negociação Decentrader, acredita que, apesar da pressão atual dos preços, não falta muito até que o Bitcoin saia de sua mais recente tendência de baixa macro.

Em uma nova entrevista com o Cointelegraph, Swift revelou insights sobre o que os dados estão dizendo aos analistas – e o que os traders devem prestar atenção como resultado.

Quanto tempo o hodler médio precisará esperar até que a maré vire e o Bitcoin volte de mínimas de dois anos?

Cointelegraph (CT): Você apontou que algumas métricas on-chain, como HODL Waves e RHODL Ratio, estão sugerindo um fundo de BTC. Você poderia expandir isso? Você está confiante de que a história vai repetir este ciclo?

Philip Swift (PS): Acredito que agora estamos no ponto de oportunidade máxima para o Bitcoin. Existem inúmeras métricas importantes no LookIntoBitcoin que indicam que estamos nos principais pontos baixos do ciclo.

Estamos vendo o pico da porcentagem de detentores de longo prazo (onda HODL de 1 ano), que normalmente acontece nas profundezas do mercado de baixa, pois esses detentores de longo prazo não querem lucrar até que o preço suba.

Isso tem o efeito de restringir a oferta disponível no mercado, o que pode fazer com que os preços aumentem quando a demanda eventualmente voltar.

Também estamos vendo métricas como RHODL Ratio mergulharem em suas zonas de acumulação, o que mostra até que ponto a euforia foi drenada do mercado. Essa remoção do sentimento positivo é necessária para que um intervalo inferior se forme para o BTC.

O RHODL Ratio está destacando que a base de custo das compras recentes de Bitcoin é significativamente menor do que os preços pagos 1 a 2 anos atrás, quando o mercado estava claramente eufórico e esperava mais de US$ 100 mil por Bitcoin. Portanto, é capaz de nos dizer quando o mercado se redefiniu em preparação para o início do próximo ciclo.

CT: Como esse mercado em baixa é diferente dos ciclos anteriores do BTC? Existe algum lado bom?

PS: Eu estava por perto no mercado de baixa de 2018/19 e realmente parece bastante semelhante. Todos os turistas foram embora e você só tem as pessoas comprometidas e apaixonadas por criptomoedas restando no espaço. Essas pessoas se beneficiarão mais na próxima corrida de alta - desde que não enlouqueçam negociando com alavancagem.

Em termos de pontos positivos, eu tenho dois!! Primeiro, estamos realmente em um caminho justo pelo ciclo de mercado e, provavelmente, pela maioria desse mercado em baixa. O gráfico abaixo mostra o desempenho do Bitcoin a cada ciclo desde o halving, e já estamos perto dos pontos de capitulação dos dois ciclos anteriores

Em segundo lugar, o contexto macro é muito diferente agora. Embora tenha sido doloroso para os touros ver o Bitcoin e a criptomoeda tão fortemente correlacionados aos mercados tradicionais em dificuldades, acredito que em breve veremos uma oferta no Bitcoin à medida que a confiança nos (principais) governos cruza para baixo além de um ponto sem retorno.

Acredito que essa falta de confiança nos governos e em suas moedas criará uma corrida para os ativos "duros" privados, com o Bitcoin sendo um dos principais beneficiários dessa tendência em 2023.

CT: Que outras métricas chave on-chain você também recomendaria ficar de olho para identificar o fundo?

PS: Desconfie de personalidades do Twitter mostrando gráficos on-chain de Bitcoin cortados por variáveis ​​exóticas/estranhas. Esses dados raramente agregam qualquer valor genuíno à história mostrada pelas principais métricas-chave e essas personalidades apenas o fazem como uma maneira de chamar a atenção, em vez de tentar genuinamente ajudar as pessoas.

Duas métricas que são particularmente úteis nas condições atuais do mercado:

O MVRV Z-Score é uma métrica importante e amplamente usada para Bitcoin. Ele mostra os extremos do preço do Bitcoin se movendo acima ou abaixo de seu preço realizado. O preço realizado é a base de custo médio de todos os Bitcoins comprados. Portanto, pode ser pensado como um nível de equilíbrio aproximado para o mercado. O preço só cai abaixo desse nível em condições extremas de mercado de baixa.

Quando isso acontece, o indicador neste gráfico mergulha na zona verde de "acumulação". Estamos atualmente nessa zona, o que sugere que esses podem ser níveis muito bons para o investidor estratégico de longo prazo acumular mais Bitcoin.

O Puell Multiple analisa as receitas dos mineradores versus suas normas históricas. Quando o indicador mergulha na faixa de acumulação verde, como está agora, mostra que muitos mineradores estão sob estresse significativo. Isso geralmente ocorre nas principais baixas do ciclo para o Bitcoin. Este indicador sugere que estamos perto de uma grande baixa do ciclo para o Bitcoin, se ainda não tivermos atingido o fundo.

CT: Seu colega analista Filbfilb espera que o BTC reverta o curso no primeiro trimestre de 2023. Você concorda?

PS: Sim. Acho que os mercados tradicionais provavelmente terão um pouco mais de desaceleração no início de 2023. Na pior das hipóteses, vejo as criptomoedas passando por um momento difícil até então, então provavelmente mais 2 a 3 meses no máximo. Mas acho que a maioria do medo em breve mudará para governos e suas moedas – com razão. Portanto, espero que ativos privados como o Bitcoin superem o desempenho em 2023 e surpreendam muitos dos doomers que estão dizendo que o Bitcoin falhou e está indo para zero.

CT: Outubro é um mês historicamente ruim para as ações – não tanto para o Bitcoin. Por quanto tempo você espera que o BTC esteja em sintonia com ativos de risco e qual será o catalisador?

PS: O Bitcoin tem sido um indicador de risco útil para os mercados durante grande parte de 2022. O que mudará em 2023 é que os participantes do mercado apreciarão [que] a maior parte do risco de fato está com os governos, não com os ativos de "risco" tradicionalmente definido. Como resultado, espero uma mudança na narrativa que beneficiará o Bitcoin no próximo ano.

As ações do governo do Reino Unido em torno de seu mini-orçamento, há duas semanas, foram um ponto de virada fundamental para essa possível mudança de narrativa. Os mercados mostraram que estavam preparados para mostrar sua desaprovação por políticas ruins e incompetência. Espero que essa tendência acelere não apenas no Reino Unido, mas também em outros países.

CT: Você está surpreso com o baixo desempenho do Ethereum após o The Merge? Você está otimista com o ETH a longo prazo com seus mecanismos de queima de oferta?

PS: [Ether] (ETH) teve uma forte narrativa de curto prazo com o The Merge, mas estava dentro do contexto de um mercado global em baixa. Portanto, não é de surpreender que seu desempenho de preço tenha sido medíocre. Em última análise, as condições gerais do mercado dominaram, o que era de se esperar.

A longo prazo, porém, a Ethereum está configurada para se sair excepcionalmente bem. É um componente crítico da Web3, que está crescendo exponencialmente. Então, estou muito otimista com a Ethereum nos próximos dois anos.

CT: Qual é a melhor jurisdição para um trader de Bitcoin/cripto hoje?

PS: Em algum lugar com impostos baixos e amigável à criptomoedas. Pessoalmente, acho que Singapura é ótima e há uma cena crescente de criptomoedas aqui, o que também é uma boa diversão. Tenho amigos que estão em Bali, o que também soa muito bem e é mais acessível.

CT: Alguma coisa que você gostaria de acrescentar?

PS: Resista a qualquer tentação de abandonar as criptomoedas perto do fundo do mercado de baixa. Apenas seja paciente e use algumas boas ferramentas para ajudar a gerenciar suas emoções.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store