Coin News

Mensagens estranhas e enigmáticas de Sam Bankman-Fried geram teorias malucas sobre colapso da FTX

4 d ago6 min readOther
Mensagens estranhas e enigmáticas de Sam Bankman-Fried geram teorias malucas sobre colapso da FTX

O fundador e ex-CEO da agora falida exchange de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried (SBF) publicou um estranho thread no Twitter em 14 de novembro, atraindo a atenção e gerando diversos tipos de especulação entre a comunidade de criptomoedas.

A publicação mais recente até o momento da redação deste artigo foi postada por SBF às 5h30 UTC de 15 de novembro, e dis: “isso é tudo como eu lembro, mas minha memória pode estar com defeito em algumas partes.”

10) [NOT LEGAL ADVICE. NOT FINANCIAL ADVICE. THIS IS ALL AS I REMEMBER IT, BUT MY MEMORY MIGHT BE FAULTY IN PARTS.]— SBF (@SBF_FTX) November 15, 2022

10) [NÃO É ACONSELHAMENTO LEGAL. NÃO É ACONSELHAMENTO FINANCEIRO. ISSO É TUDO COMO EU LEMBRO, MAS MINHA MEMÓRIA PODE ESTAR COM DEFEITO EM ALGUMAS PARTES.]

— SBF (@SBF_FTX)

As outras postagens dizem “O que aconteceu” e foram publicadas ao longo de várias horas de forma intermitente.

Questionado sobre suas postagens enigmáticas em uma entrevista concedida ao New York Times em 14 de novembro, Bankman-Fried disse: “Estou inventando enquanto sigo em frente” e acrescentou que a série de publicações “será mais de uma palavra”.

Quando perguntado por que, ele disse “não sei” e acrescentou: “estou improvisando, acho que está na hora”, aparentemente se recusando a oferecer maiores explicações.

Os usuários do Twitter instantaneamente começaram a especular sobre o significado das mensagens, com o YouTuber cripto Stephen Findeisen dizendo que SBF havia tido uma recaída “nas anfetaminas novamente”, possivelmente em referência a Bankman-Fried ter assumido experiências com a anfetamina Adderall em um podcast divulgado em outubro de 2020.

He’s on the amphetamines again… — Coffeezilla (@coffeebreak_YT) November 14, 2022

Ele voltou às anfetaminas novamente...

— Coffeezilla (@coffeebreak_YT)

No início do thread bizarro do Twitter, outros brincaram que o advogado de SBF interveio fisicamente para impedi-lo de publicar qualquer coisa potencialmente condenável caso uma ação legal seja apresentada.

Tfw your lawyer in the non extradition country tackles you before you can finish your tweet thread — Comfortably Smug (@ComfortablySmug) November 14, 2022

Tfw seu advogado no país de não extradição o aborda antes que você possa terminar seu thread no Twitter

— Comfortably Smug (@ComfortablySmug)

O jornalista e escritor Alex Berenson disse que as postagens podem ser um ato de Bankman-Fried para possivelmente alegar insanidade para justificar suas ações ou que ele estava sob coação mental se for levado a julgamento.

Looks like someone’s planning an insanity defense — Alex Berenson (@AlexBerenson) November 14, 2022

Parece alguém está planejando alegar insanidade em sua defesa

— Alex Berenson (@AlexBerenson)

Uma teoria aparentemente inválida supunha que Bankman-Fried usou as novas postagens para encobrir a exclusão de postagens "incriminadoras" mais antigas em uma tentativa de enganar os bots de rastreamento que usam a contagem total de publicações para capturar as postagens excluídas.

looks like @SBF_FTX has not been deleting tweetsthe reduction in tweet count has come from other accounts deleting tweets (mostly related to FTX/SBF) that Sam had RT’dlotta @TomBradyall tweets deleted in last 6 days — CMS intern (@cmsintern) November 15, 2022

parece que @SBF_FTX não está deletando tweets

a redução na contagem de tweets veio de outras contas excluindo tweets (principalmente relacionados a FTX/SBF) que Sam tinha dado RT

muitos de @TomBrady

todos os tweets deletados nos últimos 6 dias

— CMS intern (@cmsintern)

Bankman-Fried excluiu postagens potencialmente condenatórios no passado, principalmente aqueles publicados em 7 de novembro, alegando que a FTX e os ativos de seus clientes estavam “bem”.

A plataforma de insights cripto The TIE compartilhou um documento em 15 de novembro que supostamente mostra que Bankman-Fried havia excluído pelo menos 118 tweets no ano passado, embora acrescente que outros podem ter sido perdidos devido a postagens sendo registradas pelo seu software a cada 15 minutos.

We've archived @SBF_FTX's tweets over the past year. Due to the recent bankruptcy, and growing concern around his account activity, we've decided to release the list of 118 tracked tweets that have since been deleted after posting.— The Tie (@TheTieIO) November 15, 2022

Arquivamos os tweets de @SBF_FTX no ano passado. Devido à recente falência e à crescente preocupação com a atividade de sua conta, decidimos liberar a lista de 118 tweets rastreados que foram excluídos após a postagem.

— The Tie (@TheTieIO)

O pesquisador independente de segurança criptográfica Officer's Notes especulou que o fundador da FTX estava utilizando a esteganografia – uma maneira de apresentar informações dentro de outra mensagem, ou seja, um código oculto – para se comunicar com alguém de forma secreta.

Probably a steganography thread then? — Officer's Notes (@officer_cia) November 14, 2022

Provavelmente um thread de esteganografia então?

— Officer's Notes (@officer_cia)

Gurgavin Chandhoke, um proeminente trader de criptomoedas, teorizou que Bankman-Fried está tentando enviar uma mensagem a Sam Trabucco, ex-CEO da empresa de trading irmã da FTX, a Alameda Research.

SAM BANKMAN IS SPELLING “WHAT HAPPENED” WORD BY WORD LIKELY TO SEND SOMEONE A MESSAGEDO YOU KNOW WHO ELSE USES THAT ?? THE CO CEO OF ALAMEDA WHO LEFT WEEKS AGO SAM TRABUCCOBANKMAN TWEETED SOMETHING ABOUT A “SPARRING PARTNER” DAYS AGOI THINK THAT PERSON IS SAM TRABUCCO — GURGAVIN (@gurgavin) November 14, 2022

SAM BANKMAN ESTÁ SOLETRANDO “O QUE ACONTECEU” PALAVRA POR PALAVRA PROVÁVELMENTE PARA ENVIAR UMA MENSAGEM A ALGUÉM

VOCÊ SABE QUEM MAIS USA ISSO?? O CO CEO DA ALAMEDA QUE DEIXOU O CARGO SEMANAS ATRÁS, SAM TRABUCCO

BANKMAN PUBLICOU ALGO SOBRE UM “PARCEIRO DE SPARRING” DIAS ATRÁS

ACHO QUE ESSA PESSOA É SAM TRABUCCO

— GURGAVIN (@gurgavin)

Chandhoke disse que SBF tentando soletrar “o que aconteceu” está supostamente enviando uma mensagem a Trabucco, fazendo conexão com uma série de mensagens mais antigas de Trabucco que dizem “o que aconteceu?” como evidência.

Ainda assim, outros acham que SBF está postando aleatoriamente para obter engajamento em suas postagens. Dados da plataforma de análise de mídia social Social Blade mostram que a contagem de seguidores do Twitter de SBF aumentou em mais de 202.000 entre 7 e 13 de novembro, período em que o drama da FTX começou a se desenrolar.

Sua primeira postagem no trhread misterioso é a terceira publicação mais curtida.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store