Coin News

Maior fundo cripto do mundo tem bitcoin por quase metade do preço, mas há...

5 d ago3 min readBitcoin
Maior fundo cripto do mundo tem bitcoin por quase metade do preço, mas há...

Criado há nove anos, o fundo da Grayscale possui 643.572 bitcoins, cerca de 3% da oferta total da moeda digital, mas ninguém parece muito interessado nele. Chamado GBTC, tal investimento está sendo negociado com um desconto de 42%, o maior de todos os tempos.

Em 2017, por exemplo, chegou a ser negociado com um premium de 122% enquanto o bitcoin vivia uma alta de preços. Mesmo com a queda nos anos seguintes, continuou com um premium, mas tudo mudou em 2021.

Diversas empresas viram isso como uma oportunidade. Afinal, tudo parecia um negócio fácil, como comprar Bitcoin por um preço abaixo do mercado, de um fundo que passou anos sendo negociado por um preço premium.

Contudo, o desconto não parava de aumentar, obrigando as mesmas a venderem no prejuízo, fazendo o GBTC despencar ainda mais. Su Zhu, fundador da 3AC, comentou que isso foi “o prego no caixão” para sua empresa após uma série de investimentos errados, mas que não foi a única que perdeu dinheiro ali.

Por que o GBTC está sendo negociado com desconto?

Uma das principais razões pelo desconto no GBTC, mesmo que a Grayscale possua tais bitcoins, é a maneira como este fundo funciona. Após comprar GBTC diretamente da Grayscale, indivíduos e empresas precisam esperar 6 meses para vendê-los novamente.

Há outros detalhes, como uma taxa anual de 2%, bem como a impossibilidade de retirar estes bitcoins para vendê-los no mercado e lucrar com a arbitragem, o que equilibraria seu preço.

Por outro lado, ETFs que seguem o preço do Bitcoin foram lançados em diversos países em 2021, inclusive no Brasil. Alguns deles à vista, outros de futuros, mas de qualquer forma ambos se mostraram uma melhor solução para empresas que querem exposição ao bitcoin, e assim o GBTC foi perdendo demanda.

A Grayscale até tentou converter seu fundo para um ETF de bitcoin à vista, o que acabaria com este drama, mas a SEC acabou negando o mesmo. Mais tarde, a Grayscale chegou a processar a SEC, afirmando que a agência americana estava atuandod e forma arbitrária.

Por fim isso mostra que bitcoins negociados fora de seu ambiente natural podem ficar bem distantes de seu preço atual, tanto para cima quanto para baixo. Outro exemplo é são os “bitcoins encapsulados” na Solana, que caíram para US$ 2.000 após a falência da FTX.

Além disso, isso mostra que o mercado nem sempre repete o passado. Um fundo negociado com um preço premium por anos agora chega em seu recorde de desconto, e nada indica que ele terá uma reversão em breve.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store