Coin News

Lula vence as eleições e será o novo presidente do Brasil, confira o que o petista já falou sobre Bitcoin e blockchain

31 Oct, 20223 min readBlockchain
Lula vence as eleições e será o novo presidente do Brasil, confira o que o petista já falou sobre Bitcoin e blockchain

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições presidenciais no Brasil com pouco mais de 50,7% dos votos válidos e será o novo presidente do país.

Lula, como é conhecido, já foi presidente do Brasil entre 2003 e 2010. Desde que deixou de ser presidente, Lula sofreu diversas acusações de corrupção e chegou a ser preso durante as investigações da Lava-Jato, que teve diversos episódios relacionados com criptoativos com hackers sendo pagos com Bitcoin (BTC) para 'vazar' informações da investigação.

No entanto, no decorrer do processo da Lava Jato, Lula foi solto e suas condenações revistas e contestadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Embora Lula nunca tenha mencionado Bitcoin diretamente entre suas propostas de governo ou discursos ao longo da campanha, o tema permeou a campanha do petista. Mais especificamente, na última semana de campanha, o então candidato anunciou o registro de seu plano de governo no blockchain da Decred.

Código de identificação (hash) do plano do Lula: 3b1196fd91ed9ddc093fe90ce29ecdceb4758fbd15f5943ba054e1a0bac34909

“Uma tecnologia inovadora e incorruptível de registros distribuídos por computadores pelo mundo todo que também está por trás da moeda Bitcoin, e vem sendo apontada como solução para cidades inteligentes e governos transparentes”, anunciou o PT quando fez o registro do plano de governo.

Recentemente Lula, durante uma entrevista ao Flow Podcast Lula recebeu do programa um boné de um dos patrocinadores que é um jogo baseado em NFTs. Ainda no Flow Lula disse que cogita regulamentar a profissão de desenvolvedor de jogos.

Em outra ocasião, quando ainda não era candidato à Presidente da República, o Instituto Lula ministrou aulas sobre Bitcoin e NFT em um módulo de um curso de economia digital.

Um dos principais aliados do próximo presidente, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, é atualmente um dos coelheiros consultivos da Binance no Brasil. No entanto, com a vitória do petista, Meireles pode ser chamado para integrar o governo e, com isso, deve deixar seu cargo na Binance.

Lula e Banco Central

Um dos temas macroeconômicos abordados por Lula durante a campanha e que guarda relação com o mercado de criptoativos diz respeito ao Banco Central, que pode ser o regulador do mercado de criptoativos no país e também deve começar a emissão do Real Digital em 2023, a CBDC nacional.

Durante a campanha, Lula minimizou a importância de um Banco Central independente, ao classificar a discussão sobre a autonomia da instituição como apenas "uma discussão a mais". Lula defende que não importa se o BC tem ou não autonomia, desde que ele tenha uma política monetária "seria" e "sem aventuras".

"O que é importante é ter um Banco Central que considere a defesa da moeda e tenha uma política monetária sem oscilações, sem nenhuma aventura. E isso nós temos", disse o presidente.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store