Coin News

Jimmy Song: Ethereum é centralizado, contratos inteligentes são uma estupidez e regulamentação para o Bitcoin é só blá blá blá'

9 Nov, 20226 min readRegulation
Jimmy Song: Ethereum é centralizado, contratos inteligentes são uma estupidez e regulamentação para o Bitcoin é só blá blá blá'

Presente na Satsconf, conferência de Bitcoin (BTC) realizada em São Paulo, Jimmy Song não é um simples entusiasta de criptomoedas, mas um programador, libertário, amplo defensor da filosofia de liberdade financeira do Bitcoin e já atuou como um dos programadores do Bitcoin Core, além de ter sido responsável pela arquitetura da Paxos.

Polêmico, Song não mede palavras quando é questionado sobre 'os benefícios das altcoins' ou sobre se o Ethereum (ETH) ficou mais ou menos descentralizado com a mudança para proof-of-stake. Com seu chápeu característico, Song tem uma palavra para a atual crise financeira global, aumento da taxa de juros e inflação: Bitcoin.

Durante uma entrevista com o Cointelegraph, realizada na Satsconf, Song teceu suas posições sobre o mercado cripto, regulamentação, El Salvador, contratos inteligentes e o até sobre o #tothemoon. Confira.

Ethereum é centralizado

O The Merge só evidenciou o que sempre foi muito claro, desde o início da venda dos tokens ETH: o Ethereum não é decentralizado. E não acho que alguém possa argumentar razoavelmente que é descentralizado quando há alguém emitindo os tokens e vendendo-os.

E acho que o governo dos EUA concorda comigo. E eu acho que é bastante claro que se você emitiu um token e controla a oferta da moeda, bom isso é uma moeda centralizada. Não tem o que discutir, só há uma chave de desenvolvedor, você tem a mesma base de código, uma única base de código controlada por uma única organização. Então, sim, você é centralizado e o Ethereum é provavelmente mais centralizado do que quase qualquer outra moeda que existe por ai.

Visa e bancos vendendo Bitcoin

Se você é uma altcoin, eu não acho que você seja qualquer tipo de inovação. As altcoins estão fazendo as mesmas coisas que o dinheiro fiduciário fez. Eles fazem isso exatamente nos mesmos moldes e, completamente diferente do que e de como o Bitcoin funciona.

O Bitcoin é a camada base, uma moeda descentralizada que ninguém controla. E, como tecnologia, você pode desenvolver muitas coisas sob essa camada. Então, por exemplo, Visa, MasterCard, Amex, ou qualquer cartão de crédito, eles suportam muitas moedas em todo o mundo, inclusive o Real do Brasil. Entã para eles adicionar suporte ao Bitcoin é muito fácil.

No entanto, isso não significa que a Visa controla o Bitcoin, ou que você precisa da Visa para transacionar Bitcoin. o Bitcoin é a camada do topo e você tem opção de usar qualquer camada que desejar. Claro, se você usa a camada da Visa há chances de centralização, mas você não precisa usar a Visa.

Você não precisa usar uma exchange, você pode fazer transações p2p, você pode usar a Lightning Network.

Então, eu não acho que a integração no sistema financeiro seja algo que queremos parar ou qualquer outra coisa do tipo. As empresas pode adicionar Bitcoin como quiserem e se isso oferece para elas mais valor, bom, então é mais poder para elas. Mas lembre-se que você não precisa delas.

Regulamentação

Quem pede regulamentação são as altcoins e pedem isso porque elas querem legitimidade enquanto querem contornar as regras do governo. Eles já estão jogando no limite do que é ilegal. São ou não são um valor mobiliário? São ou não são um esquema Ponzi?

Então é dessas pessoas que criam altcoins que recebemos esses gritos de "ohhhh precisamos de regulamentação". Essas coisas de "Ohhhh quando regulamentar o preço do Bitcoin vai subir" esse tipo de besteira. E toda vez que gritam estas coisas eles tentam incluir Bitcoiners nisso dizendo coisas do tipo "Veja, somos nós, a indústria de criptomoedas, a industria do Bitcoin".

Isso não é verdade. Estas pessoas só querem enganar os funcionários do governo para legislar para sua própria moeda e não querem fazer nada para o Bitcoin. Nós Bitcoiners sabemos o que somos, sabemos o que queremos e nenhum governo pode nos parar.

A menos que você tenha uma vigilância muito profunda, algo bem pior do que a China está fazendo, será muito, muito difícil parar o Bitcoin. Agora com as altcoins isso é muito fácil. É muito fácil para qualquer altcoin. O Governo manda uma intimação para o Vitalik e pede todos os registros do Ethereum ou qualquer outra coisa que ele queira e pronto.

Não é uma surpresa para mim que essas são as pessoas que estão implorando por regulamentação e dizendo: "oh, por favor, regule-nos para sermos legítimos e não tenhamos que nos preocupar com processos judiciais e blá, blá, blá."

Isso é um problema da altcoins que são qualquer outra coisa, mas não são Bitcoin e regulamentação não é um problema e nem uma necessidade para o Bitcoin. Nada vai nos parar.

Contratos inteligentes

Bem, acho que os contratos inteligentes completos de Turing são um erro completo. E você pode ver porque há todos os tipos de hacks o tempo todo. Todos os dias vemos milhões de dólares roubados em contratos inteligentes. E isso acontece constantemente porque você não pode analisar todas as nuances de um contrato inteligente em Turing.

A filosofia de contrato inteligente do Bitcoin que acho que é a correta não permite a completude de Turing, facilita a análise, portanto, você pode provar se é ou não realmente seguro. E é assim que deve ser. E você sabe, temos recursos adicionais com muitas coisas que estão acontecendo e chegando para o Bitcoin.

Acho que para todas as moedas, contratos inteligentes e coisas assim, estas altcoins e tokens são um desastre completo. E acho muito estúpido trazê-los como algo inovador ou interessante, quando, na verdade, eles são todos construídos como um castelo de cartas gigante, que continua a cair enquanto falamos.

El Salvador

Sou um defensor da adoção do Bitcoin em El Salvador. E quem critica a decisão do país são os usurpadores que sempre roubaram a nação por anos. São oponentes políticos, você sabe, representam uma fração muito pequena. Bukele tem uma aprovação acima da média, mas claro, ele não é unanimo, então sempre haverá quem seja contrário ao que ele vem fazendo.

Mas observe dos 4 últimos presidentes de El Salvador, três estão na prisão por roubarem dinheiro do povo. Você não acha que temos que dar crédito para estas pessoas certo? São pessoas que querem se curvar ao FMI. Mas Bukele foi o primeiro presidente que realmente disse: "Não precisamos ouvir o FMI, e vamos gastar o dinheiro da maneira que queremos"

Quando você tem empréstimos do FMI, você não pode gastar dinheiro em infraestrutura, como estradas e hospitais e coisas assim. Você está limitado a um determinado orçamento. Bem, agora você vai para o país, e é muito óbvio que está melhorando, porque adivinhem, eles estão investindo dinheiro em infraestrutura. As estradas são lindas. Elas foram todas pavimentadas recentemente, você tem sistemas de esgoto, você tem bairros muito seguros.

Você tem novos empreendimentos sendo construídos em arame farpado ou grandes muros. A economia está melhorando. Então, para mim, o que ele está fazendo é absolutamente benéfico para os salvadorenhos e acho que eles concordam com isso e por isso Bukele é popular no país. Mas sempre haverá os perdedores que querem se curvar ao FMI.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store