Coin News

Instituto Lula explica o que é blockchain em novo vídeo de curso de economia digital

7 Jul, 20223 min readBlockchain
Instituto Lula explica o que é blockchain em novo vídeo de curso de economia digital

O Instituto Lula, entidade que tem como presidente de honra o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, retomou recentemente suas ações de educação sobre o mercado de criptomoedas, iniciadas em fevereiro deste ano com cursos sobre Bitcoin, criptomoedas e NFTs. Em nova fase, agora foi a vez de explicar que é blockchain.

Em um vídeo publicado no canal do Instituto Lula no Youtube, o objetivo é explicar a tecnologia da rede por trás do Bitcoin, que criou o trilionário mercado de criptomoedas. Intitulado “O que é Blockchain?”, o vídeo “desvenda sistema tecnológico responsável por organizar as criptomoedas”, descreve o canal.

O tema é explicado pelo professor de sociologia Edemilson Paraná, da Universidade Federal do Ceará, que participa da ação desde o início, batizada “Economia & Sociedade Digital: uma introdução”. Nesta nova etapa do projeto, Paraná explica o conceito e funcionamento da blockchain e como projetos nesta área podem impactar na vida das pessoas, além de reunir vários profissionais, o que ele define como sistema “sociotécnico”.

“Pensem numa planilha de Excel interativa, como essas do Google, em que várias pessoas podem interagir ao mesmo tempo inserindo informações em tempo real. Em tradução simples, blockchain é uma corrente de blocos. E esses blocos são um conjunto de informações que vai sendo inserido a cada espaço de tempo. Informações condensadas, agrupadas e compensadas dentro de um bloco que vão se agregando numa cadeia e conduzindo a gente a um livro aberto, público e auditável por todos que participam dessa rede”, explica Paraná, em um texto no portal da entidade.

Sem fraudes

A aula explicativa aborda o sistema seguro e imutável de um blockchain, devido à sua intrínseca criação descentralizada, em uma colaboração mútua na rede mundial de computadores. “É muito difícil alguém fraudar. Se alguém tenta, vem uma atualização que entra no sistema e garante a integridade dele”, concluiu.

Edemilson Paraná é autor do livro “Bitcoin: a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico”. Publicado em 2020, o autor oferece um ponto de vista marxista das criptomoedas.

No início do projeto, o professor disse ao Portal do Bitcoin que recebeu o convite após a organização criada pelo ex-presidente Lula se mostrar interessada em ingressar no debate público sobre as criptomoedas, oferecendo um tipo de formação introdutória que possibilite pensar sobre esse assunto com mais capacidade analítica.

O Instituto Lula é uma entidade independente que promove ações sociais de cooperação do Brasil com a África e a América Latina.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store