Coin News

Índia prepara lançamento de moeda digital própria, a “E-Rupia”

12 Oct, 20223 min readBitcoin
Índia prepara lançamento de moeda digital própria, a “E-Rupia”

O Banco da Reserva da Índia (Reserve Bank of India), o BC indiano, propôs um projeto-piloto da sua versão de uma CBDC (Moeda Digital de Banco Central, na sigla em inglês) de acordo com um artigo divulgado pela instituição na sexta-feira (7).

No que foi publicado como uma “nota conceitual”, o BC indiano delineou sua visão para uma versão digital da Rúpia Indiana, a E-Rupia (E-Rupee). Também explicou a sua lógica para a implementação de uma CBDC local e como ela seria testada em fases distintas.

Os Bancos Centrais de todo o mundo estão mostrando um interesse crescente nas CBDCs como alternativa ao papel-moeda – da Austrália aos EUA. O documento do RBI citou a China e outros 16 países que estão atualmente testando sua própria versão de uma CBDC como uma razão para avançar com uma agora.

“Atualmente, estamos na vanguarda de um movimento divisor de águas na evolução da moeda que mudará decisivamente a própria natureza do dinheiro e suas funções”, afirma o documento. “As CBDCs estão sendo vistas como uma invenção promissora e como o próximo passo na progressão evolutiva de moedas soberanas.”

O RBI planeja lançar a E-Rupia em projetos-piloto limitados, com a intenção de a implementar como uma forma adicional de moeda emitida juntamente com o papel-moeda. O documento afirma que a Rúpia Digital também servirá como uma alternativa às criptomoedas de projetos privados.

O uso irrestrito de criptomoedas representa um risco para a estabilidade financeira e macroeconômica da Índia, disse o Banco Central, o que diminui a capacidade do governo de determinar e regular a política monetária, aumentando a necessidade de uma CBDC.

“As CBDCs proporcionarão ao público [os] benefícios das moedas virtuais, garantindo a proteção do consumidor, evitando as consequências sociais e econômicas prejudiciais das moedas virtuais privadas”, segundo o BC indiano.

Planejamento da criptomoeda indiana

O Banco Central está considerando o lançamento de duas versões de uma CBDC: uma que seria usada por pessoas para fazer pagamentos menores, do dia a dia, e outra que seria usada para a liquidação de transferências entre bancos e transações comerciais de valores maiores. Em última análise, uma CBDC poderia tornar os pagamentos mais eficientes, robustos e confiáveis, de acordo com o RBI.

Ao mesmo tempo que o Banco reconhece a conveniência de pequenas transações digitais serem tão anônimas quanto o uso de dinheiro, ele afirma que proporcionar essa privacidade será um grande desafio.

“O potencial de uma moeda digital anônima facilitar uma economia paralela e transações ilegais torna altamente improvável que qualquer CBDC seja projetada para corresponder totalmente aos níveis de anonimato e privacidade atualmente disponíveis com o dinheiro físico”, escreveu o RBI.

O governo indiano anunciou pela primeira vez seus planos de lançar essa CBDC em fevereiro, afirmando que a tecnologia proporcionaria um impulso substancial à economia do país.

A Índia provavelmente está sentindo a pressão do lançamento da CBDC chinesa, que está em constante expansão. Isso também provocou um debate entre os legisladores dos EUA sobre a possibilidade da supremacia do dólar como moeda de reserva mundial estar em risco.

Em junho, o Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o Congresso acabará recebendo orientação do Banco Central dos EUA sobre a emissão de uma CBDC. O Fed tem analisado a perspectiva de um dólar digital desde 2017.

“Acho que é algo que realmente precisamos explorar como país”, disse ele. “É uma inovação financeira potencial muito importante que afetará todos os americanos.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store