Coin News

“Imprimir dinheiro é imoral”, diz presidente de El Salvador

2 Nov, 20223 min readBitcoin
“Imprimir dinheiro é imoral”, diz presidente de El Salvador

Para o presidente fã do Bitcoin de El Salvador, Nayib Bukele, a impressão de dinheiro praticada por bancos centrais é totalmente imoral e acaba com as reservas financeiras das pessoas pelo mundo.

Sem banco central próprio, El Salvador utilizava como moeda nacional apenas o Dólar até 2021, mas resolveu aderir ao bitcoin também como dinheiro de curso legal.

A ação ocorreu após o banco central dos EUA, o Fed, imprimir trilhões de novos dólares entre 2020 e 2022, inflando a base monetária do país. Tal movimento também foi visto no Euro, com o BCE injetando mais dinheiro para conter efeitos da crise provocada pela pandemia.

Ao ver a situação, muitos críticos alertaram para um possível descontrole da inflação em todo o mundo, o que de fato acabou acontecendo.

Presidente de El Salvador diz que imprimir dinheiro é uma prática imoral

Nayib Bukele participou do programa Tucker Carlson Today, do canal Fox Nation, e falou sobre suas críticas sobre políticas adotadas pelo Fed nos Estados Unidos.

O programa completo foi ao ar na manhã desta terça-feira (1), mas o apresentador publicou uma prévia da conversa em seu perfil do Twitter antes, revelando uma ácida posição do mandatário salvadorenho.

Isso porque, Bukele disse que o banco central dos EUA não é federal e nem tem reservas, indicando que o a instituição que cuida do dinheiro norte-americano, o dólar, não tem credibilidade para emitir a moeda.

“Quando imprimem mais dinheiro eles estão te roubando. Isso é imoral. Além de imoral, isso corrói princípios econômicos como poupança e aposentadoria. Eles imprimem mentira e sabemos que a mentira não costuma durar muito.”

El Salvador President @nayibbukele talks to Tucker. Only on @foxnation. Stream it Tuesday morning at 7am ET. — Tucker Carlson Today (@TuckerToday) November 1, 2022

Na opinião de Nayib, a realidade do mundo sempre irá se impor sobre a mentira para a população, que com o tempo perceberá que o dinheiro que utiliza não é seguro como imaginam.

“Bitcoin está mostrando nossa realidade ao mundo, apesar das críticas”

Após a adoção de Bitcoin, El Salvador foi criticado por ser o primeiro país a dar espaço a uma moeda sem controle estatal pela primeira vez na história do mundo.

Contudo, Nayib Bukele disse que o Bitcoin e o Surf hoje mostram a realidade de seu país para todo o mundo, que é de prosperidade e avanços da economia.

Sobre as críticas, o presidente salvadorenho disse que muitos meios de comunicação que só atacam o país o fazem para tentar passar credibilidade aos leitores, mas que já não são acompanhados por muitos mais.

Então, ele não se incomoda mais com as críticas, ciente que está ajudando a população de seu país no caminho que julga ser o correto.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store